Home Sistema de baixa pressão aumenta risco de temporais em Santa Catarina nesta quinta-feira

Sistema de baixa pressão aumenta risco de temporais em Santa Catarina nesta quinta-feira

Última atualização 29 de janeiro de 2026 - 11:13:26

A formação de um sistema de baixa pressão no interior do continente eleva significativamente o risco de temporais em Santa Catarina nesta quinta-feira (29). A instabilidade começa a se intensificar a partir do fim da manhã, inicialmente nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, avançando gradualmente para as demais áreas do estado ao longo do dia.

De acordo com a previsão meteorológica, os temporais podem ser acompanhados por descargas elétricas, rajadas fortes de vento, chuva intensa em curtos períodos e eventual queda de granizo. Com a elevação das temperaturas durante a tarde, as máximas devem se aproximar dos 32°C no Oeste e no Litoral, enquanto nas demais regiões os termômetros devem marcar cerca de 30°C.

Para esta quinta-feira, o risco é considerado moderado a alto para ocorrências associadas ao tempo severo, como alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, destelhamentos, danos na rede elétrica e registros isolados de granizo.

A orientação dos órgãos de monitoramento é para que a população acompanhe os avisos meteorológicos e redobre a atenção, especialmente em áreas mais vulneráveis a alagamentos e ventos fortes.

Fonte: Oeste SC Notícias

Foto: Defesa civil

deixe seu comentário