Home Segurança escolar está entre as prioridades da Alesc em 2024

Segurança escolar está entre as prioridades da Alesc em 2024

FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Na tarde desta terça-feira (6), após a Sessão Especial para a Leitura da Mensagem Governamental, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), delineou as prioridades e desafios que a Alesc enfrentará ao longo do ano legislativo em Santa Catarina.

Em uma entrevista coletiva concedida à imprensa, Nadal enfatizou a necessidade de manter a independência entre os poderes do Estado, enquanto colaboram em prol do desenvolvimento e bem-estar da população catarinense. Ele ressaltou que a sintonia entre o Legislativo e o Executivo é fundamental para o progresso do estado, destacando a importância de um diálogo constante e construtivo.

Um dos temas principais que serão abordados em 2024 é a segurança nas escolas. Nadal ressaltou a importância de aprofundar as discussões sobre as propostas elaboradas ao longo do ano anterior, em colaboração com mais de 30 instituições, entidades e órgãos. Ele enfatizou a necessidade de um esforço conjunto com o governo estadual e as prefeituras para aprimorar os projetos que visam garantir a proteção dos alunos, professores e comunidade escolar.

“Precisamos novamente sentar com o governo do Estado para fazer a engenharia necessária para que estas iniciativas tenham aplicabilidade. Nesta mesma linha, também os nossos municípios precisam contemplar as ações dentro de suas legislações. Estamos no início de um novo ano letivo, portanto precisamos fazer um reforço em nossos educandários para garantir que pais, professores e alunos tenham segurança e integridade física preservadas”, destacou Nadal.

Além da segurança escolar, outra prioridade mencionada pelo presidente da Alesc é a melhoria das conexões aéreas regionais. Nadal enfatizou a recente conquista de Santa Catarina, com a viabilização da rota aérea entre Florianópolis e Panamá. Ele ressaltou o cuidado com que o Parlamento catarinense trata das questões relacionadas aos voos regionais, visando melhorar o acesso aéreo em todo o estado.

“Essa conversa foi estendida ao governo do Estado e com empresas do transporte aéreo, em sintonia com o Parlamento catarinense. Votamos um projeto importante que concede um benefício fiscal para compra de gasolina de aviação e querosene. Esse benefício vai proporcionar o estabelecimento das empresas em Santa Catarina, mas também tem uma contrapartida”, explicou Nadal.

Conforme o presidente da Alesc, para receber esse benefício, as empresas terão que aumentar os voos regionais, que atualmente são escassos em algumas rotas importantes. Ele enfatizou a necessidade de ampliar os serviços aéreos em diferentes aeroportos do estado, visando melhorar a conectividade e impulsionar o desenvolvimento regional.

deixe seu comentário