Home São Carlos recebe recital de canto e piano com repertório de canções populares alemãs

São Carlos recebe recital de canto e piano com repertório de canções populares alemãs

Última atualização 23 de outubro de 2026 - 16:23:15
São Carlos recebeu, no domingo, 18 de outubro de 2026, o Recital de Canto e Piano – Volkslieder, com a cantora lírica Angela Diel e o pianista Fernando Rauber. A apresentação ocorreu na Igreja São Carlos Borromeu e reuniu público para acompanhar um repertório de canções populares alemãs e brasileiras.

Em entrevista à TV Expresso, o historiador de São Carlos, Jefferson Ribas, explicou que o recital estava inicialmente previsto para junho, mas precisou ser adiado em razão das fortes chuvas e das condições das estradas no Rio Grande do Sul, onde Angela Diel reside.

“Como grande parte das canções que foram entoadas por ela são músicas alemãs, casou perfeitamente com o evento, trazer esse espetáculo que tem uma relação muito grande com a cultura germânica”, explicou Ribas, ao mencionar a realização do CaribFest no município, iniciada em 17 de outubro.

A proposta de trazer a artista para São Carlos partiu de uma familiar dela, Dulce Dio, moradora da Linha Moraes. Segundo o historiador, a cantora realizou apresentações em municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina durante as comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, em 2024.

A escolha da Igreja São Carlos Borromeu como local do recital também levou em consideração a acústica do espaço. “A acústica na nossa Igreja São Carlos Borromeu é de altíssima qualidade, então foi o espaço adequado”, afirmou Jefferson.

Sobre a participação do público, o historiador relatou que houve interação durante a apresentação, com manifestações da plateia e momentos em que os espectadores foram convidados a cantar junto com os artistas.

“Algumas músicas a própria Angela fez com que o público cantasse, tanto na língua alemã quanto na língua portuguesa”, destacou.

Ribas avaliou que o recital contribuiu para aproximar o público das tradições musicais alemãs e brasileiras. A apresentação integrou a programação cultural do município e reuniu música, história e referências à imigração alemã na região.

Fonte / Foto: TV Expresso

Apresentação ocorreu na Igreja São Carlos Borromeu, no dia 18 de outubro, com a participação da cantora lírica Angela Diel e do pianista Fernando Rauber

deixe seu comentário