Home Grupo Escoteiro Gonçalves Dias e Faosc de Palmitos arrecadam doações e enviam voluntários para o RS

Grupo Escoteiro Gonçalves Dias e Faosc de Palmitos arrecadam doações e enviam voluntários para o RS

Fotos: Ani Silva / Divulgação.

O Grupo Escoteiro Gonçalves Dias e a Faosc, de Palmitos, realizaram uma campanha de arrecadação para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Na última quinta-feira (09), houve o carregamento de caminhões, que levaram as doações até a região de Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari. Voluntários também acompanharam os caminhões. Ani Silva, diretora acadêmica e professora da Faosc, explicou sobre a campanha em entrevista à TV Expresso.

Ani conta que é natural da região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, e explica que essa não é a primeira vez que realizam uma campanha de arrecadação para os municípios da região. Segundo ela, a iniciativa foi tomada também em setembro de 2023, perante a necessidade da população, quando outras enchentes atingiram o local.

Ainda segundo Ani, a participação do Grupo Escoteiro Gonçalves Dias foi fundamental para o sucesso da campanha, já que a ideia surgiu lá. “Nós fazemos parte do grupo escoteiro, e a ideia inicial sempre começa lá, pois o nosso lema é servir e estar à disposição da comunidade”, afirma.

Após o surgimento da ideia, prontamente divulgaram a campanha nas redes sociais no dia 03 de maio. Durante a semana, arrecadaram alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, água mineral, utensílios domésticos, travesseiros, lençóis e móveis.

Ela também revela que ao iniciarem a campanha, tiveram de buscar apoio para um transporte. A empresa Biasi Transportes se colocou a disposição para ajudar no carregamento com dois caminhões. Entretanto, devido à um problema de logística, só conseguiram fornecer um caminhão, então a empresa Larifo Transportadora prestou apoio, e destinou um caminhão.

Acompanharam o carregamento escoteiros, um aluno da graduação da FAOSC, e pessoas da comunidade que estavam dispostas à ajudar. Ao chegar em Bom Retiro do Sul, Ani explica que tiveram um papel de organização dos itens arrecadados, e com o apoio do CTG Querência da Amizade, separaram e fizeram a entrega do material arrecadado.

 

Foram três dias de trabalho ajudando a população, com grupos separados em organizar as entregas no CTG, ir à campo entregar Viandas produzidas pelos participantes do CTG, e ajudar na limpeza e organização de residências. “Devido ao mal tempo, conseguimos limpar apenas uma casa, que logo estava em baixo da água novamente. Muitos não limparam as casas, em virtude da água estar subindo rapidamente”, relata Ani.

 

A campanha não irá finalizar. Ani informa que o Grupo Tombini está organizando o próximo caminhão para ir até o Vale do Taquari. A Farmácia São Rafael também procurou Ani e se colocou a disposição para continuar a campanha. “Só quem esteve lá entende que não é uma coisa passageira. A região onde fui criada, hoje virou cascalho. É um cenário bem difícil”, diz Ani.

A próxima campanha não tem data definida, porém já está sendo pensada, e será divulgada nas redes sociais da Faosc.

deixe seu comentário