Home CEIM Pequeno Príncipe de São Carlos desenvolve projeto de exploração e aprendizagem no Balneário Pratas

CEIM Pequeno Príncipe de São Carlos desenvolve projeto de exploração e aprendizagem no Balneário Pratas

Última atualização 1 de setembro de 2026 - 16:00:07

O Centro de Educação Infantil (CEIM) Pequeno Príncipe, do Balneário Pratas, em São Carlos, está desenvolvendo o projeto “Descobertas e Sensações”, voltado a crianças de 1 ano e meio a 3 anos.

A proposta utiliza a exploração, as interações e o brincar como formas de aprendizagem. Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as interações e a brincadeira são eixos estruturantes da Educação Infantil, contribuindo para a construção de conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia e a relação das crianças com o ambiente.

Durante as atividades, as crianças têm contato com diferentes espaços, materiais e elementos da natureza. A proposta inclui experiências que envolvem o tato, a audição, a visão e outros sentidos, permitindo que os alunos conheçam o ambiente por meio da experimentação e da interação.

O contato com a natureza e o brincar livre também integram as atividades. Segundo a instituição, a proposta contempla os seis direitos de aprendizagem previstos na BNCC: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

“Queremos que cada criança se sinta segura para explorar, criar suas próprias hipóteses sobre o mundo e se desenvolver de forma integral. O chão, a grama e a sombra da árvore também são espaços de aprendizagem”, destacam os professores do CEIM Pequeno Príncipe.

Fonte / Foto: Redes Sociais Prefeitura de São Carlos

Atividade envolve crianças de 1 ano e meio a 3 anos e utiliza brincadeiras, interações e contato com a natureza como recursos pedagógicos

deixe seu comentário