Home Produção de cebola é afetada pelas chuvas em SC

Produção de cebola é afetada pelas chuvas em SC

Última atualização 4 de novembro de 2015 - 09:54:43
Por causa do excesso de chuva nos últimos meses, a produçÃo de cebola em Santa Catarina está fortemente afetada. Segundo estimativa da Epagri, a perda da safra pode chegar a 60%.

A consequência disso será aumento do preço do produto no mercado.

A regiÃo que registra maior prejuízo é Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. A cidade é responsável por 80% da produçÃo catarinense e por 1/3 da produçÃo nacional de cebola.

Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri, Daniel Schimitt, esta safra será uma das piores dos últimos anos. “Perda tÃo alta assim a gente nunca registrou”, confirma Daniel.

Só nos dias de chuva fraca os trabalhadores conseguem colher a cebola, que está miúda e sai muito suja da terra. Nem de longe parece a que se compra no mercado.

O agricultor Salvio Schefer tem cinco hectares de lavoura. Nessa safra, esperava colher 200 toneladas de cebola. Mas a colheita nÃo vai chegar na metade do esperado.

“Nós tivemos na semana passada um volume de chuva de 170 milímetro ou 36 horas. Acabou enterrando muita cebola, sujando muito, entÃo isso exige muito mais mÃo de obra para ofertar no mercado, porque essa que está aí nÃo dá”, afirma Salvio.

Foi tanta água que as cebolas precisam ser recolhidas das lavouras mais cedo e levadas para galpões. O produto precisa ficar descansando por 30 dias antes de ser levado para o mercado.

Isso representa mais trabalho e custo para o agricultor. Agora eles esperam compensar no preço, que vai pesar no bolso do consumidor.

deixe seu comentário