SÃO MIGUEL DO OESTE
O presidente da Associação Binacional de Turismo Brasil/Argentina (Abitur), empresário Darci Zanotelli, participou na semana passada do 12ºencontro da Zona de Integração do Centro-Oeste Sul americano (Zicosur), ocorrido no Chile. No encontro foram discutidos projetos de infraestruturação dos corredores viários que interligam os seis países pertencentes ao bloco – Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Peru e Bolívia – além de postos aduaneiros de atuação integrada.
Conforme o empresário, no encontro foi possível perceber que, apesar de alguns países pertencentes ao grupo passarem por crises financeiras, os investimentos em infraestrutura não são abandonados, diferente do que ocorre do Brasil, de quem cobra mais investimentos no setor. Um exemplo de investimento apontado por ele é a duplicação de todos os aclives da BR-282, além de melhoramento da sinalização da via que liga o Brasil a Argentina.
De acordo com Zanotelli, falta envolvimento político do Brasil nas discussões. Ele argumenta que enquanto países como a Argentina possuem 16 estados presentes no bloco de discussões, o Brasil tem apenas dois, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Para Zanotelli, é preciso envolver mais os poderes públicos nas discussões, pois os avanços na infraestrutura representam desenvolvimento das regiões. “Lá eles investem na infraestrutura para desenvolver, enquanto aqui se espera desenvolver para investir”, comenta. “É preciso investir para desenvolver”, complementa.
O presidente da Abitur lembra ainda das dificuldades em pleitear recursos para duplicação de vias e melhoramento da sinalização, considerada por ele ainda precária no Brasil. Conforme Zanotelli, a pauta de discussões promovida na reunião da Zicosur será levada ao Plenário de Autoridades da Zicosur, marcado para os dias 22 e 23 deste mês, em Termas do Rio Hondo, em Santiago del Estero, na Argentina.
deixe seu comentário