Home “Vou continuar tratando todo cidadão e cidadã descansense sem discriminação”

“Vou continuar tratando todo cidadão e cidadã descansense sem discriminação”

Última atualização 10 de setembro de 2012 - 17:36:38

DESCANSO

O atual prefeito Sadi Bonamigo é candidato à reeleição pelo PT em Descanso. Casadoe pai de três filhos, o agricultor de 49 anos tenta em outubro o seu segundo mandato como prefeito. Na vida política também ocupou cargo de vereador por dois mandatos, tendo sido inclusive presidente da Casa em uma oportunidade. Em entrevista ao Gazeta Catarinense, Bonamigo destacou como principal marca de seu governo o tratamento igualitário às pessoas.

Gazeta Catarinense – Primeiramente, por que o senhor acredita que merecer ser reeleito prefeito de Descanso?

Sadi Bonamigo – Acabamos com a discriminação do poder público para com as pessoas do nosso município. Cuidamos de cada centavo do dinheiro público. Trabalhamos com planejamento estratégico. Construímos condições para o povo participar sugerindo propostas e ideias, ajudando a decidir. Por isso todos afirmam que no nosso município fizemos mais em três anos e meio do que os outros em 12 anos.

Gazeta Catarinense – O que deu para sentir da campanha eleitoral até aqui? Acredita que vencerá a eleição?

Sadi Bonamigo – Fizemos muito, mas muito ainda temos por fazer. Estou muito feliz pela recepção que, aliás, sempre tive por onde passei. Não venço comer sobremesa e tomar chimarrão. Preciso agradecer todo dia os convites que recebo para jantas, almoços, inclusive, muitos deles não posso participar. Mas isso me dá a confiança e a certeza de que o povo de Descanso reconhece o trabalho que fizemos e sabe que nas condições que já chegamos podemos fazer muito mais.

Gazeta Catarinense – O senhor é o atual prefeito do município e busca a reeleição. Qual é sua principal bandeira de campanha?

Sadi Bonamigo – A seriedade, a honestidade e o cuidado com o dinheiro público. Vou continuar tratando todo cidadão e cidadã descansense sem discriminação.

Gazeta Catarinense – A Saúde Pública é um setor que sempre está aquém do ideal, indiferente do município em análise. Aqui em Descanso, qual o diagnóstico que o senhor faz do setor e o que precisa ser melhorado?

Sadi Bonamigo – Melhoramos muito na saúde neste mandato. Reformamos, ampliamos e adequamos o Posto de Saúde de Itajubá. Estamos reformando o posto de saúde do centro e construindo novo posto de saúde no bairro Jaroseski. Ampliamos de dois ou três para mais de oito exames básicos gratuitos. Implantamos o plantão médico presencial das 19 às 24 horas. Atendemos a demanda de ressonãncia, ultrassom, tomografia, eletrocardiograma, endoscopia, raio-X, cirurgia eletivas e de ortopedia. Passamos de 170 para 240 tipos de medicamentos distribuídos no posto e adquirimos quatro veículos novos. Estamos construindo a academia de saúde, dentre tantas outras ações. Com a estrutura que já construímos, no próximo governo podemos fazer muito mais. Vamos fazer um novo convênio com o hospital da Fundação Médica, adquirir um aparelho de raio- X e ultrassom de alta tecnologia, garantir 100% dos exames básicos gratuitos e implantar um novo ESF com mais um médico, dentista, enfermeiro padrão e auxiliar de enfermagem.

Gazeta Catarinense – A exemplo dos demais municípios da região, Descanso tem sua economia voltada para o setor agrícola. Quais suas proposta para este segmento?

Sadi Bonamigo – Em 2009 mais R$ 78 milhões ou 83% do movimento econÔmico era da agricultura. Investimos muito. Criamos o Programa Água Boa, Vida Saudável e já atendemos mais de 130 famílias. Trabalhamos a instalação de internet no interior e subsidiamos mais de oito mil horas/ máquina. Recuperamos as estradas, inclusive com mais de100 quilÔmetros de estrada modelo. Também ampliamos de sete para mais de 30 prestadores de serviços nas comunidades. Estamos construindo a casa do agricultor e muito mais com o apoio do povo descansense.

Gazeta Catarinense- Na sua visão, qual é hoje o setor com mais problemas na cidade e que necessita de uma ação rápida na próxima administração?

Sadi Bonamigo – O grande desafio que temos no próximo mandato é implantar o saneamento básico, a recuperação do Rio Macaco e a construção das casas para as famílias que necessitam. Nestes três anos e meio fizemos a regularização dos lotes, o plano de habitação, o novo plano diretor, plano de saneamento e estamos concluindo o projeto.

Gazeta Catarinense – Faltando quatro meses para encerrar este seu primeiro mandato à frente da administração de Descanso, qual o principal ponto positivo e qual o ponto negativo nestes quase quatro anos?

Sadi Bonamigo – O principal ponto positivo que destaco é o fim da discriminação, o cuidado com o dinheiro público, a participação das pessoas e a recuperação do crédito através da retirada do município da inadimplência e da capacidade de Descanso de investir e buscar recursos. O principal ponto negativo foi a falta de propostas da oposição na Cãmara de Vereadores.

Gazeta Catarinense – Na questão de infraestrutura, quais suas propostas para buscar a reeleição?

Sadi Bonamigo – Levar as estradas modelo para todas as comunidades e adquirir um britador móvel. Também vamos criar uma equipe que trabalhará nas obras de acessos e melhorias nas propriedades, além de adquirir mais máquinas e caminhões novos. No urbanismo, vamos dar continuidade ao programa de calçamentos em parceria e ampliar a pavimentação asfáltica. Vamos regularizar a área industrial, conforme a lei, e comprar nova área. Também faremos a cobertura da Rua da praça e a revitalização do Morro do Cristo.

Gazeta Catarinense – No Oeste, assim como em outras regiões, vem ocorrendo um fenÔmeno onde os municípios menores estão perdendo seus habitantes para cidades, maiores, consideradas cidades pólos. Quais suas políticas para combater esse problema e fazer com que os habitantes de Descanso permaneçam e invistam por aqui?

Sadi Bonamigo – Em primeiro lugar criar as condições como já fizemos com a lei do juro zero e a lei que garante 3% da receita líquida para investimento em parceria na indústria, comércio, turismo e na prestação de serviços. Ampliar o programa do empreendedor individual e fortalecer a micro, pequena e média empresa através da qualificação da mão de obra. Além dos cursos técnicos, vamos trabalhar para o campus da universidade federal na nossa região, preferencialmenteem Descanso. Também vamos investir ainda mais na educação, ampliar e melhorar as condições de saúde e garantir a habitação para as famílias do município.

Gazeta Catarinense – O senhor é o atual prefeito. Isso ajuda ou atrapalha na corrida eleitoral?

Sadi Bonamigo – Eu acho que nós tínhamos que mudar o sistema eleitoral. Entendo que teríamos que ter mandatos de cinco anos sem reeleição, por que quatro anos não são suficientes para iniciar e concluir todas as ações. Às vezes você pode pegar o município inadimplente, com dívidas, com o parque de máquinas sucateado, sem os programas organizados. Quatro anos passam rápidos e até você recuperar e organizar tudo isso e começar a colher os frutos da tua própria administração, já passou mais da metade do mandato.

FRASES

“O principal ponto positivo que destaco é o fim da discriminação, o cuidado com o dinheiro público, a participação das pessoas e a recuperação do crédito através da retirada do município da inadimplência”

“O povo de Descanso reconhece o trabalho que fizemos e sabe que nas condições que já chegamos podemos fazer muito mais”

deixe seu comentário