A Volvo traz neste mês ao Brasil oV40, seu principal lançamento para o ano no país, que conta com airbag para pedestres entre os itens opcionais. Sem esses equipamentos extras, o carro parte de R$ 115.950,00. O pacote que inclui o airbag para passantes, entre outros itens avançados de segurança, custa R$ 15 mil.
“A expectativa é vender 700 unidades neste segundo semestre. A linha 40 será o 'carro-chefe' da Volvo nesse período”, afirma o presidente da Volvo Cars para o Brasil e a América Latina, Paulo Solti.
A fabricante explica que o airbag funciona a partir de uma série de sensores no para-choque dianteiro que identificam a presença de pedestres. Em caso de colisão, a tampa do capÔ é levantada parcialmente e uma bolsa de ar é aberta sobre o motor, minimizando o impacto do pedestre com o veículo. O airbag só é acionado no caso de impacto com a frente do veículo entre 20 km/h e 50 km/h.
Durante a apresentação do carro aos jornalistas, nesta quarta-feira (5), o dispositivo acabou sendo acionado. A Volvo diz que não previa isso. Queria fazer, na verdade, uma demonstração do sistema que alerta e procura evitar colisões com um carro à frente (ali representado por uma barreira que permitia que o carro passasse por ela). Porém, o veículo foi acelerado a mais de 15 km/h e, assim, não parou antes do obstáculo estático, chocando-se e passando por ele. O radar do carro interpretou a barreira como sendo um pedestre e acionou o airbag instantaneamente.
Mais segurança
Além desse dispositivo, o pacote Safety inclui sistemas para evitar colisões, já presentes em outros modelos da marca. Entre eles estão detector de pedestre, que freia o carro quando ele estiver com velocidade de até 35 km/h, se houver risco de atropelamento; alerta de mudança de faixa, se o motorista não der seta, o que pode ser sinal de distração ou cansaço; e monitoramento de placas de velocidade, que avisa se o carro está excedendo o limite, entre outros.
Motor 2.0 turbo
No país, o V40 será importado com versão única de motorização. O propulsor é um 2.0 turbo de 180 cavalos a 5.000 rpm e 30,6 kgfm de torque, disponível entre 2.700 rpm e 4.000 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades.
A montadora sueca informa que o carro vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Há ainda sistema start/stop (que desliga o carro temporariamente quando ele está parado, como num semáforo, por exemplo).
O hatch pode ser equipado ainda com o pacote Sport, por R$ 12 mil, que inclui teto panorãmico e rodas aro 18. E o High Tech, de R$ 10 mil, com GPS, DVD, cãmera de ré e assistente de estacionamento (veja a lista completa dos opcionais ao fim da reportagem).
O painel de instrumentos é digital com 3 modos de visualização das informações, conforme a condução: Eco, que prioriza dados de consumo; Elegance e Performance, que destaca as informações mais usadas durante a condução esportiva. A direção, elétrica, possui também 3 opções de ajuste.
De série, pelos R$ 115.950, o V40 tem ainda ar-condicionado digital, sistema de áudio, conexão Bluetooth para iPod, tela de 7 polegadas, bancos e volante em couro, sensor de estacionamento, de chuva e crepuscular (que aciona os faróis), piloto automático (controle de cruzeiro), partida sem chave e rodas de liga-leve de 17 polegadas.
Também são de série alerta de colisão, que freia o carro se ele se aproximar demais de um objeto à frente (chamado City Safe pela Volvo), 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), freios ABS e controle de estabilidade e tração.
Veja a lista do que há em cada pacote opcional:
– Sport: teto solar panorãmico, faróis de xênon adaptativos e rodas de liga leve de 18 polegadas;
– High Tech: GPS integrado ao painel, leitor de DVD, cãmera de ré e assistente de estacionamento (Park Assist);
– Safety: detecção de ponto cego, piloto automático adaptativo, alerta ao condutor, detecção de pedestres, leitura de placas de sinalização, assistente de mudança de faixa, alerta de tráfego lateral e airbag externo para pedestres.
deixe seu comentário