Home Vigilância Sanitária interdita oito estabelecimentos de Saúde

Vigilância Sanitária interdita oito estabelecimentos de Saúde

Última atualização 19 de abril de 2013 - 09:46:56

SÃO MIGUEL DO OESTE

A Vigilãncia Sanitária da Gerência Regional de Saúde interditou deste o início do ano oito estabelecimentos na região. No município de Saudades, uma clínica médica continua interditada. Dois consultórios odontológicos públicos foram interditados em Palma Sola e um consultório particular em Paraíso. Entretanto, os consultórios já fizeram as adequações exigidas pela Vigilãncia e foram liberados para atendimento. Em Guaraciaba, também foram constatadas irregularidades em três consultórios odontológicos, um dos quais estava anexo ao posto de Saúde e tinha sido fechado pelo Conselho de Odontologia. Logo após, a Vigilãncia Sanitária interditou toda a unidade.

Segundo a enfermeira Beatriz Soares, a Vigilãncia Sanitária já encontrou diversas irregularidades em estabelecimentos, que deveriam promover a saúde. “Encontramos equipamentos quebrados, depósitos de lixo e consultórios odontológicos que usam estufa sem controle de temperatura”, menciona a enfermeira.

Quando o estabelecimento apresenta irregularidades, a Vigilãncia Sanitária dá um determinado prazo para adequação. Se as adequações não forem feitas e o estabelecimento colocar em risco a saúde da população, ele é interditado. “O alvará é liberado apenas quando o estabelecimento atende todas as exigências”, diz Beatriz.

Beatriz salienta que todo cidadão pode contribuir com o trabalho de fiscalização. “Quando o cidadão vai fazer uma consulta ele deve observar se o profissional tem formação e se o procedimento é de qualidade”, orienta a enfermeira. Em caso de irregularidades, o cidadão poderá denunciar à Agência Nacional de Vigilãncia Sanitária (Anvisa).

deixe seu comentário