Videomonitoramento, polícia nos bairros e uso de drone estão entre as ações propostas no plano estratégico da PM para a fronteira
Última atualização 15 de maio de 2015 - 13:34:32
Foto: Tiarajú Goldschmidt
O comandante da 9ª RegiÃo de Polícia Militar de Fronteira, coronel Aldo Antônio dos Santos Júnior, apresentou na sessÃo ordinária desta quinta-feira (14) o plano estratégico da PM para a regiÃo. A explanaçÃo ocorreu no plenário Attilio Luiz Calza, na presença de autoridades civis e militares de SÃo Miguel do Oeste e regiÃo, além da comunidade em geral.
O coronel justificou que buscou fazer a apresentaçÃo do plano na Câmara de Vereadores porque esta é a casa do povo. Ele destacou que as ações apresentadas sÃo resultado do trabalho de oficiais da PM da regiÃo. Entre propostas está potencializar o trabalho da Polícia Militar através do videomonitoramento, e se antecipar ao crime com inteligência. “Queremos ser reconhecidos como uma regiÃo policial de fronteira de excelência, orientada para o desenvolvimento humano”, destacou o comandante da 9ª RegiÃo.
Foto: Tiarajú Goldschmidt
PROJETOS PROPOSTOS
O coronel Aldo Antônio dos Santos Júnior destacou uma série de projetos a serem colocados em prática nos próximos meses, como diagnosticar o crime na regiÃo, fazer uma pesquisa de percepçÃo social, promover palestras nas universidades, criar uma Central Regional de Emergência, e instituir a Medalha GuardiÃo do Horizonte da Fronteira Barriga Verde.
A PM também pretende instituir polícia nos bairros e PM mobile, a fim de otimizar o tempo de atuaçÃo na ocorrência; criar uma Academia de Lutas, promover um Seminário Internacional de Segurança Pública na Fronteira, implantar a Biblioteca de Segurança Pública, instituir curso de espanhol para policiais, reduzir o crime através do estudo da arquitetura urbana e criar um canil para a PM. A 9ª deve ainda ter um programa para a segurança da melhor idade, o Programa Jovem no Trânsito, o Programa Escola Mais Segura, o Programa Patrulha Rural, Patrulha Escolar, e ainda policiamento com emprego de drone e do kit mobile nos bairros.
MANIFESTAÇÕES
O vereador Juarez da Silva destacou a importância do debate, analisando que dessa forma a Câmara exerce seu papel de promover a cidadania e aumentar a participaçÃo da comunidade. Idemar Guaresi falou que SÃo Miguel é um município muito seguro e privilegiado por ter diversos órgÃos de segurança. Valnir Scharnoski afirmou que com esses profissionais de segurança, cada dia os miguel-oestinos terÃo mais orgulho de sua cidade.
A vereadora Maria Tereza Capra comentou que ao apresentar esse planejamento estratégico, a PM cria um comprometimento. “Como vereadores iremos apoiar e fazer de tudo para que esse plano dê certo”, acrescentou. Vanirto Conrad declarou que o plano apresentado deve melhorar a segurança de SÃo Miguel do Oeste. Já José Giovenardi analisou que a populaçÃo deve ajudar na prevençÃo do crime.
Gilberto Berté questionou as ações da PM para aproximar os policiais com a juventude. Cláudio Barp convidou o coronel Aldo para que volte em outra ocasiÃo para apresentar os resultados de seu trabalho, recém-iniciado na regiÃo. O delegado Henrique Muxfeldt parabenizou a apresentaçÃo e disse que deseja futuramente também apresentar ideias da Polícia Civil para a segurança.
O prefeito de Anchieta, Ari Prestes de Oliveira, falou das dificuldades encontradas pelos municípios em apoiar ações de segurança através de convênios. “Assim como vêm as atribuições para os municípios, deveriam vir os recursos”, defendeu. Da plateia, o assessor da deputada Luciane Carminatti apresentou reivindicaçÃo de maior efetivo nos pequenos municípios. Segundo ele, há cidades na regiÃo com apenas um policial.
Ao final da sessÃo ordinária, a presidente do Legislativo, Cris Zanatta Massaro, agradeceu a explanaçÃo e o debate, destacando a importância desse tema para a comunidade. Cris afirmou que o Legislativo é parceiro na realizaçÃo do plano estratégico, dentro do que for cabível legalmente.
PROJETOS DE LEI
Na sessÃo foram aprovados em segunda votaçÃo cinco projetos de lei. Foram votados o PL 039/15 (ratifica termo de cessÃo de uso), o PL 044/15 (denominaçÃo de Rua Elias Damian), o PL 050/15 (doaçÃo de área de terra à Apas); o PL 052/15 (denominaçÃo de Rua Constantino Basoti), e o PL Substitutivo ao PL 012/15 (Política de Desenvolvimento Econômico). A próxima sessÃo da Câmara será no dia 26 de maio.
deixe seu comentário