O município de Palmitos esteve representado em um importante evento de reforço à infraestrutura regional. Nesta terça-feira, 30 de setembro, o Vice-Prefeito Itamar Fiorese, a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente e Coordenadora Municipal de Defesa e Proteção Civil, Angélica Chini, participaram em São Miguel do Oeste-SC da assinatura de convênios que somam um investimento de R$ 11 milhões em novos kits de pontes para o Oeste de Santa Catarina.
Investimento Histórico e Foco na Resiliência
O encontro foi organizado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC) e reuniu gestores municipais das associações regionais, AMAI, AMEOSC, AMERIOS, AMNOROESTE e AMOSC. O objetivo central é fornecer 46 novos kits de pontes a 29 municípios, fortalecendo a segurança das estradas e garantindo a manutenção do escoamento da produção, especialmente nas áreas rurais.
Somente entre 2023 e 2025, já foram entregues 36 kits de pontes de concreto, somando mais de R$ 6,1 milhões em investimentos. Agora, serão mais 29 municípios contemplados, com a entrega de 46 kits de pontes. “Cada kit de ponte entregue é uma resposta direta às necessidades da população, reforçando a infraestrutura e a segurança de milhares de catarinenses”, ressaltou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.
Além da assinatura de convênios para a implantação de kits de pontes, a programação incluiu orientações práticas sobre solicitação de itens de assistência humanitária, instalação de estações hidrometeorológicas, repasse de recursos para construção de cabeceiras e apresentação do novo Decreto nº 1006/2025, que trata de projetos de melhoramento fluvial.
O Vice-Prefeito Itamar Fiorese destacou a relevância do investimento para Palmitos e toda a região: “A infraestrutura é o alicerce do nosso desenvolvimento. A presença de Palmitos neste evento demonstra nosso compromisso em garantir que nossas comunidades rurais tenham estradas seguras. Cada kit de ponte que chega à região é um avanço na qualidade de vida e na agilidade do transporte, seja para o cidadão, seja para o agronegócio.”
Capacitação em Defesa Civil
A participação da Coordenadora Municipal Angélica Chini reforça a prioridade dada à prevenção e à capacidade de resposta a desastres naturais. A troca de experiências e a capacitação técnica são cruciais para que o município esteja preparado para atuar de forma rápida e eficiente em momentos de crise.
Ao unir investimentos em obras estruturais com o preparo técnico das equipes, a Defesa Civil de Santa Catarina e a gestão municipal de Palmitos trabalham para ampliar a resiliência da comunidade e garantir um futuro mais seguro e desenvolvido para todos os palmitenses.
Fonte / Foto: Assessoria de Comunicação – Município de Palmitos
Reforço estrutural e capacitação marcam evento que garantirá mais segurança e desenvolvimento para o Oeste catarinense
deixe seu comentário