Home Viagem encerra trabalhos com a turma de protetores ambientais

Viagem encerra trabalhos com a turma de protetores ambientais

Última atualização 18 de abril de 2013 - 18:53:42

PARAÍSO

A 6ª turma de protetores ambientais da região do 2º Pelotão da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste encerrou os trabalhos com viagem de estudos realizada na segunda-feira, 15. O destino foi Foz do Iguaçu (PR), onde os alunos da Linha Três Passos, de Paraíso, visitaram os principais atrativos da cidade.

Pais e instrutores acompanharam os 17protetores que viajaram para conhecer a Hidrelétrica Binacional de Itaipu, refúgio biológico Bela Vista, Parque das Aves e as Cataratas do Iguaçu. O roteiro não somente encantou aos alunos, mas também reforçou diversos ensinamentos sobre a fauna e flora.

O comandante do 2º Pelotão da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, tenente Sadiomar Dezordi, destaca que a viagem é como um prêmio para os alunospelo desempenho no programa. Ele também lembra que a turma iniciou em março de 2012. “Foram 120 horas/aulasem sala, nas quais os protetores são instruídos para preservação da fauna e da flora,noções de sustentabilidade, gestão ambiental, dentre outras temáticas, que são postas em práticas em diversas atividades a campo, como campanhas, seminários, recuperação de áreas, etc.A viagem completa os estudos, pois conhecemos lugares onde eles identificam conhecimentos adquiridos no curso”, declara.

O roteiro começou cedo com a visita àHidrelétrica Binacional de Itaipu, segunda maior em tamanho e maior em geração de energia do mundo.Em seguida, o destino foi orefúgio biológico Bela Vista, que é uma unidade de proteção ambiental, criada nos anos 70 para receber milhares de animais desalojados pela usina. Os alunos percorreram trilhas em meio à mata para ver de perto, em viveiros, animais como a onça-pintada, o macaco-prego e outros animais nativos da região do reservatório.

O passeio continuou com a visitação ao Parque das Aves, considerado o maior da América Latina. Os protetores puderam entrar nos viveiros e acompanhar de perto a vida de mais de 900 aves de 150 espécies, que proporcionam um espetáculo de sons e cores. O comandante Dezordi, lembra que a beleza das aves não foi o único ensinamento aos alunos. “É importante lembrar que muitos dos animais expostos estão ameaçados de extinção”, complementa.

Após os pássaros e aves encantarem os alunos, foi a vez da água e da natureza apresentarem seu espetáculo. Numa junção de belas paisagens, caminhadas e muita diversão, os protetores visitaram as Cataratas de Iguaçu, que está na lista das Novas Sete Maravilhas da Natureza.

deixe seu comentário