Os vereadores de São Miguel do Oeste-SC com o apoio da Aveosc apresentaram na semana que passou (4/6) durante o Congresso Estadual de Vereadores da Uvesc em Florianópolis, Moção de Apoio à instalação de um Campus da UFFS – Universidade Federal Fronteira Sul no Extremoeste. A ideia dos vereadores foi tornar de conhecimento de todos os participantes o pedido, transformando a ideia em uma demanda regional, onde vários municípios serão beneficiados. A moção foi votada e aprovada por unanimidade. Agora o documento segue para a reitoria da UFFS e ao Ministério da Educação.
Nesta segunda-feira (9), o vereador e integrante da Comissão de Educação na Cãmara de Vereadores de São Miguel do Oeste-SC, Juarez da Silva, esteve em Brasília-DF e participou de uma audiência com o Coordenador Geral de Expansão e Gestão do MEC, AntÔnio Simões Silva. Ele é responsável pela análise dos projetos de expansão e construção de novas universidades. Juarez destacou que segundo o coordenador, é necessário para atender esse pedido de implantação do Campus na região, a aprovação do novo Plano Nacional de Educação; que os projetos de expansão estejam nos planos da Universidade (UFFS) e a que haja a determinação do Governo Federal.
Para Juarez, o encontro foi importante, tendo em vista que até então não se tinha uma abertura dentro do Ministério. Com este contado será possível um dialogo mais efetivo dentro do MEC. Ele destaca ainda que o que pode atrasar um pouco o processo são os pedidos de instituições mais antigas, como a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e a UFPR – Universidade Federal do Paraná. Essas já têm protocolado pedidos de ampliação há mais tempo, mas que não impossibilitará a implantação na região.
deixe seu comentário