Home Vereadores aprovam projeto que destina recursos para infraestrutura do Motocão

Vereadores aprovam projeto que destina recursos para infraestrutura do Motocão

Última atualização 9 de março de 2015 - 17:23:13

Integrantes do Motogrupo CÃes do Asfalto acompanharam a votaçÃo no plenário | Fotos: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores
SessÃo foi realizada na tarde desta segunda-feira na presença de integrantes do Motogrupo CÃes do Asfalto
Após mais de uma hora de debates, os vereadores de SÃo Miguel do Oeste aprovaram em primeira sessÃo o PL Substitutivo 001/15 ao PL 014/15, que destina recursos para a infraestrutura do 16º MotocÃo, evento que reúne centenas de motociclistas de diversos estados e países. A sessÃo ordinária foi realizada na tarde desta segunda-feira (9) no plenário Attilio Luiz Calza.
Na manifestaçÃo dos vereadores, o tema mais citado foi o prazo apertado para analisar o projeto, emitir pareceres e colocar em votaçÃo. Conforme a presidente Cris Zanatta Massaro (PMDB), o projeto de lei que destina recursos ao MotocÃo foi enviado no dia 3 de março. Durante a análise das comissões, foi constatado que o projeto nÃo estabelecia limite de recursos para o evento. Um projeto substitutivo com o limite de R$ 35 mil para o evento foi encaminhado no dia 5 de março, última quinta-feira, pouco mais de uma semana antes da abertura do evento, marcada para o dia 13.
Na sexta-feira (6), integrantes do Motogrupo CÃes do Asfalto se reuniram com vereadores e solicitaram que antecipassem as sessões ordinárias previstas para esta semana. O pedido foi feito para que o projeto fosse aprovado antes da licitaçÃo que contratará empresa para montar a estrutura do MotocÃo. A abertura dos envelopes está marcada para esta terça-feira, às 15h.

DISCUSSÃO DO PROJETO

Durante a discussÃo do projeto de lei, o vereador Cláudio Barp (PMDB) lembrou que no ano passado o MotocÃo nÃo foi realizado por diversos motivos, e por isso a populaçÃo tem expectativa. Por fim, ele desejou sucesso ao grupo. José Giovenardi (PR) criticou o prazo curto para apreciaçÃo, mas se disse favorável ao projeto.
Juarez da Silva (PT) falou que nÃo é a primeira vez e provavelmente nÃo será a última que um projeto vem do Executivo com curto prazo. Segundo ele, isso gera repercussÃo negativa no município. Valnir Scharnoski (PSD) declarou que nÃo seria necessário passar o projeto pelo Legislativo se houvesse um orçamento bem elaborado. Também comentou que este é seu terceiro mandato como vereador e que sempre foi assim.
Vanirto Conrad (PDT) afirmou que nÃo adianta fazer demagogia, pois em outras legislaturas os projetos também vinham com prazos curtos. Idemar Guaresi (PR) disse que a partir de hoje o PR nÃo irá mais votar projetos fora do prazo regimental. Segundo ele nÃo adianta criticar o que acontece em Brasília se os políticos fazem igual em SÃo Miguel do Oeste.
Gilberto Berté (PMDB) mencionou que o povo está carente de cultura, e que vota favorável a projetos que incentivem essa área. Ele também destacou que o MotocÃo atrai muitos turistas ao município. Maria Tereza Capra (PT) disse que recebeu críticas por questionar o projeto, mas afirmou que esse é o papel do vereador. Ela ressaltou que se preocupou com o projeto de lei para proteger o Legislativo e o Motogrupo.
Por fim, a presidente Cris Zanatta Massaro (PMDB) lembrou que a Câmara teve bom senso de abrir mÃo dos prazos regimentais para nÃo prejudicar o evento. “Mas precisamos melhorar o planejamento”, advertiu a vereadora, colocando o projeto em votaçÃo. O PL foi aprovado por unanimidade, e será apreciado em segunda sessÃo nesta terça-feira (10), a partir das 10h30min.

MOTOCÃO

O presidente do Motogrupo CÃes do Asfalto, Luis Bard, o AlemÃo, ao se manifestar no plenário agradeceu o esforço dos vereadores por analisarem o projeto e convocarem a sessÃo fora do prazo normal. Ele disse que o valor repassado pelo município para montar a infraestrutura do evento, R$ 35 mil, voltará para os cofres públicos com impostos do consumo dos turistas que virÃo para o encontro. Por fim, ele convidou os vereadores para a abertura do evento, que será na sexta-feira (13) às 21h, na área coberta da Praça Valnir Bottaro Daniel.
Fotos: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

deixe seu comentário