A moção foi aprovada por todos os vereadores e deverá ser enviadaao Presidente da Cãmara dos Deputados, Deputado Henrique Eduardo Alves, Presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros, e ao Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, Senador Vital do Rêgo.
No referido documento os vereadores requeremque seja mantido o texto original da meta quatro do Plano Nacional de Educação, deliberado na CONAE/2010 (Conferência Nacional de Educação), que garante a universalização do acesso e permanência na educação para crianças e jovens de 4 a 17 anos, estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino e garantir o atendimento educacional especializado nas formas complementar e suplementar, em salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
Ambos os vereadores entendem que é preciso garantir a universalização do acesso e permanência na educação para essas pessoas. Conforme eles, as Apaes trabalham na inclusão dos direitos das pessoas com deficiência em todas as políticas públicas; trabalho em comunidade; promoção da saúde para o envelhecimento saudável; apoio a família do deficiente; desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência intelectual; acolhimento aos estudantes com deficiência intelectual; escola especial; inclusão no trabalho prestando um serviço de excelência para toda a sociedade na valorização da pessoa e da inclusão social.
Em São Miguel do Oeste, a Apae trabalha com 113 alunos e oito (8) atendimentos, sendo que o mais novo está com três (3) meses e o mais velho com 62 anos. A equipe é composta por 37 pessoas entre auxiliares, professores, e corpo técnico como: psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social, neurologista, psiquiatra, terapeuta educacional serviço que não distingue classe social, etnia, religião ou qualquer tipo de seleção, dando apoio total as famílias e alunos.
deixe seu comentário