Home Vereadora denúncia cobrança de material escolar de uso coletivo

Vereadora denúncia cobrança de material escolar de uso coletivo

Última atualização 26 de fevereiro de 2014 - 10:14:22

SÃO MIGUEL DO OESTE

A vereadora Maria Tereza Capra (PT) apresentou durante a palavra livre da sessão do último dia 18, da Cãmara de Vereadores, uma lista de material escolar que teria sido entregue a pais de crianças matriculadas em creches municipais. Segundo a vereadora, na lista apresentada há itens que vão desde papel higiênico, brinquedos, refil de sabonete líquido, até massa de modelar com a marca. Ela revela que a lista foi apresentada por um grupo de pais, os quais não quiseram se identificar. Ela acrescenta que teve outras denúncias sobre pedido para compra de leite e açúcar.

A vereadora lembra que no ano passado o Congresso Nacional aprovou lei que proíbe que itens considerados de uso coletivo sejam cobrados dos pais. Segundo ela, a exigência de marca de materiais também é vetada pela lei. “Lembrando que esta lei foi criada para evitar que escolas particulares cometessem este abuso”, comenta a vereadora, que define a cobrança de materiais como falta de gestão dos recursos. “Vem verba do governo federal para isso. Se o município não tem condições de comprar papel higiênico para as escolas, que feche as portas”, critica.

A reportagem do Gazeta Catarinense ouviu a secretária de Educação, Sirlei Ramos, sobre a denúncia. Segundo a secretária, a lista é feita diretamente nas escolas pelo diretor, coordenador pedagógico e professores, sem participação da Secretaria de Educação. A secretária diz que verificou a situação e ressalta que os pais não são obrigados a comprar os materiais. O papel higiênico pedido na lista, seria para utilização como lenço e não para os banheiros, segunda a secretária.

Sirlei Ramos lembrou também que na sessão seguinte da Cãmara de Vereadores, a vereadora Cristiane Zanatta Massaro (PMDB) apresentou outra lista de materiais da época do governo do PT, mostrando que esta não é uma prática nova, mas que sempre ocorreu.

deixe seu comentário