O ciclone extratropical que já impacta o Rio Grande do Sul deve ganhar força neste fim de semana e atingir também regiões do Centro-Oeste e Sudeste, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O fenômeno promete ventos fortes, chuva volumosa e potencial para tempestades severas entre a madrugada de domingo e a segunda-feira.
Na tarde desta sexta-feira, o Inmet publicou um alerta de risco de tempo severo para três regiões brasileiras. As áreas mais afetadas devem ser Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que estão em nível vermelho de grande perigo.
Em alguns pontos, as rajadas de vento do ciclone extratropical podem ultrapassar 100 km/h e há possibilidade de quedas de granizo, temporais e outros fenômenos intensos.
Além disso, há condições favoráveis para eventos mais severos, como tornados e downbursts, especialmente no oeste e sul dos estados do Sul e do Centro-Oeste.
Alerta do Inmet sobre o cicloneFoto: Inmet/Divulgação/ND MaisOnde o risco é maior neste fim de semana
Entre sábado e domingo, as áreas mais vulneráveis a tempestades ficam no oeste do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A previsão indica chuva intensa, ventania e granizo ao longo de todo o período.
Na segunda-feira, a frente fria deve se deslocar em direção ao Sudeste, alcançando principalmente o interior de São Paulo.
Tornado no Paraná acende alerta
Os avisos ganharam ainda mais atenção após o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na última semana. O fenômeno deixou 700 feridos e provocou sete mortes, segundo a Defesa Civil.
Meteorologistas reforçam cuidados após tornado recente no Paraná elevar preocupaçãoFoto: Imagem gerada com auxílio de IA/ND MaisEspecialistas reforçam que a presença de um ciclone extratropical não significa, necessariamente, que haverá tornados. Em entrevista à CNN Brasil, o climatologista Francisco Aquino, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), explicou que a formação do ciclone extratropical ocorre entre a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e o extremo sul gaúcho.
Representantes do Inmet e da Defesa Civil afirmaram, em coletiva nesta sexta-feira, que a expectativa para novembro é de cerca de três episódios de ciclones extratropicais. Mesmo quando não provocam destruição, eles exigem atenção constante.
Alerta vermelho foi acionado após previsão de ventos extremos, temporais e granizo no Sul do paísFoto: Divulgação/Pixabay/ND MaisComo se proteger diante do ciclone extratropical
A Defesa Civil reforça uma série de recomendações para reduzir riscos durante a passagem do fenômeno. Entre elas:
• Evitar áreas arborizadas e não estacionar veículos sob árvores
• Recolher objetos soltos em varandas e quintais
• Durante tempestades com raios, manter distância de áreas abertas, estruturas metálicas e água
• Nunca atravessar áreas alagadas
• Caso um fio energizado atinja o veículo, permanecer dentro do carro e chamar o Corpo de Bombeiros
• Em emergências, ligar para a Defesa Civil pelo 199 ou para os Bombeiros pelo 193
• Acompanhar avisos oficiais e cadastrar o CEP por SMS para receber alertas no número 40199









deixe seu comentário