Vendas parceladas no varejo caem pelo oitavo mês seguido, aponta SPC Brasil
Última atualização 13 de outubro de 2015 - 15:19:11
As consultas para vendas a prazo ao banco de dados do Serviço de ProteçÃo ao Crédito (SPC Brasil) e da ConfederaçÃo Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que refletem o nível de atividade no varejo, registraram retraçÃo de 6,87% no último mês de setembro frente ao mesmo período de 2014. Trata-se da oitava queda consecutiva da série histórica. ExceçÃo feita ao mês de janeiro, em todos os meses deste ano o indicador de vendas a prazo registrou variaçÃo negativa frente a 2014.
Na comparaçÃo com agosto, sem ajuste sazonal, as vendas apresentaram um recuo de 1,10% e no acumulado do ano, as vendas a prazo no comércio apresentam queda expressiva de 3,53%.
Na avaliaçÃo de especialistas do SPC Brasil, o brasileiro está reticente quando o assunto é consumo. O principal fator responsável pela retraçÃo das vendas nos últimos meses é a falta de confiança do consumidor, que tem evitado tomar crédito para nÃo comprometer ainda mais o orçamento familiar com novas despesas. Some-se a isso, o fato de os lojistas e bancos estarem mais criteriosos para conceder crédito. “Estamos observando uma tendência de maior rigor no processo de concessÃo de crédito por parte do varejista e uma maior cautela das famílias na hora de se endividar com compras a prazo”, observa Honório Pinheiro, presidente da CNDL.
A reduçÃo do poder de compra ocasionada pela inflaçÃo alta e pelo dólar apreciado – que também é fonte de pressÃo inflacionária para determinados produtos, como os importados – sÃo outros fatores a serem levados em conta para a queda do apetite no consumo a prazo, consideram os economistas do SPC Brasil. “A inflaçÃo vem reduzindo o poder aquisitivo das pessoas, principalmente daquelas com menor renda. Por isso, as compras de produtos com mais valor agregado, que geralmente sÃo parceladas, têm sido adiadas ou substituídas por compras à vista mais baratas”, explica Marcela Kawauti, economistas-chefe do SPC Brasil.
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