Vendas no Dia das Mães devem movimentar R$ 17 bilhões no comércio, mostram SPC Brasil e CNDL
Última atualização 7 de maio de 2018 - 08:30:08
Segunda data comemorativa mais importante para o varejo em faturamento, o Dia das MÃes deve fazer com que 74% dos brasileiros realizem ao menos uma compra no período. Segundo estimativas do Serviço de ProteçÃo ao Crédito (SPC Brasil) e da ConfederaçÃo Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), aproximadamente 111,5 milhões de brasileiros devem presentar alguém neste Dia das MÃes, o que deve injetar cerca de 17,05 bilhões de reais nos setores do comércio e serviços.
Embora o percentual de consumidores que devem ir às compras seja elevado, a maior parte dos compradores está receosa para aumentar gastos na comparaçÃo com o ano passado, procurando manter o orçamento livre de dívidas. Cerca de 19% dos consumidores entrevistados disseram que têm a intençÃo de desembolsar mais com os presentes. A maior parte, no entanto (36%), planeja gastar a mesma quantia que em 2017, enquanto 18% pensam em diminuir.
Entre os que pretendem gastar mais, as principais razões sÃo comprar um presente melhor (58%), estar com uma renda melhor este ano (33%) e por acreditar que os presentes estÃo mais caros (29%). Já entre os que pretendem gastar menos, o fato de estar com o orçamento apertado (48%), querer economizar (27%) e estar desempregado (26%) sÃo os principais motivos.
Gasto médio com Dia das MÃes deve ser de R$ 153
O pagamento à vista será o meio mais utilizado pelos consumidores, sendo que em 53% dos casos o pagamento será em dinheiro e em 24%, no cartÃo de débito. O cartÃo de crédito parcelado será usado por 28% dos entrevistados. Entre os que dividirÃo as compras, a média é de quatro prestações por entrevistado.
De acordo com o levantamento, a maioria (44%) dos consumidores deve comprar apenas um único presente. Somente 8% dos entrevistados disseram que iriam comprar quatro ou mais itens.
Considerando a soma de todos os presentes adquiridos, o gasto médio do brasileiro no Dia das MÃes deve ser de R$ 152,98. No entanto, praticamente um terço dos entrevistados (34%) estÃo indecisos e ainda nÃo sabem ou nÃo decidiram o valor que pretendem desembolsar este ano.
A maioria (59%) dos consumidores ouvidos pela pesquisa acredita que os produtos estÃo mais caros do que em 2017. Por outro lado, 38% consideram que os presentes estÃo na mesma faixa de preço e somente 2% acreditam que os produtos estÃo mais baratos.
Quatro em cada cinco entrevistados (83%) pretendem comprar o presente pagando sozinhos, 8% pretendem dividir o valor integral com outras pessoas e 4% afirmam que vÃo pagar sozinhos parte do presente, porém o restante será rateado com outras pessoas. A maior parte dos que vÃo dividir (44%) afirma que vai presentear juntamente com os irmÃos, 24% com o cônjuge ou companheiro, 22% com outros familiares e 18% vÃo dividir com o pai.
Shopping será o principal local de compra. Roupas e perfumes lideram a preferência dos presentes
Neste ano, os produtos mais procurados serÃo as roupas (42%), perfumes (36%), calçados (23%) e cosméticos (21%). Questionados sobre o principal fator que os entrevistados levam em consideraçÃo na hora de comprar o presente, 27% elegeram a qualidade do presente, 21% priorizam o perfil da presenteada, 16% o desejo da presenteada e 13% o preço do presente. A própria mÃe (79%) será a mais presenteada, como também as esposas (23%) e as sogras (19%).
Quanto aos locais de compras, os shopping centers sÃo os destaques, com preferência para a compra da maioria dos presentes de 36% dos entrevistados. Na sequência aparecem as lojas virtuais (29%), os shoppings populares (19%), as lojas de rua/bairro (17%) e as lojas de departamento (17%). Para escolher o local, os fatores mais decisivos sÃo o preço (56%), as promoções e descontos (43%), a qualidade dos produtos ofertados (42%) e a diversidade de produtos (25%).
O velho hábito de deixar tudo para a última hora também aparece nas respostas dos entrevistados. Cerca de 12% dos compradores acham que vÃo realizar as compras nas vésperas do Dia das MÃes. Os que vÃo fazer as compras no início de maio representam 46% das pessoas ouvidas. A celebraçÃo será principalmente na casa da mÃe (46%) e 27% comemorarÃo em suas próprias casas.
80% pretendem fazer pesquisa de preço antes de comprar
Perguntados se pretendem fazer pesquisa de preço antes de irem às compras, a maioria dos entrevistados (80%) afirma que sim, já 14% nÃo pretendem, seja porque vÃo comprar nos estabelecimentos que já têm costume (6%), por gostarem de comprar o que veem e agrada (6%) ou por nÃo terem tempo (2%).
Entre os que costumam fazer pesquisa de preços, a maioria (73%) utiliza sites na internet. Já 50% procuram os melhores preços em lojas de shopping, 46% em lojas de rua e 28% utilizam aplicativos de oferta.
Levando em consideraçÃo somente os que costumam pesquisar preços na internet, 72% recorrem ao Google, 51% utilizam sites de comparaçÃo de preços e 43% pesquisam nos mais variados sites de varejistas.
A pesquisa sinaliza que muitos dos consumidores que pretendem comprar presentes já extrapolaram o limite das suas finanças. Cerca de 36% dos entrevistados declararam ter atualmente alguma conta em atraso e 20% costumam gastar mais do que podem para presentear no Dia das MÃes. Outros 5% pretendem deixar de pagar alguma conta para comprar o presente. A pesquisa mostra que dos 60% de consumidores que compraram presentes para o Dia das MÃes em 2017, 21% ficaram com o nome sujo por causa dessas compras.
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