Vazão de hidrelétrica no Rio Uruguai chega a 18 milhões de l/s
Última atualização 2 de junho de 2017 - 10:30:51
A vazÃo do Rio Uruguai na hidrelétrica de Foz do Chapecó, entre Águas de Chapecó e Alpestre, está em 19 milhões de litros por segundo, o que equivale a 18 mil metros cúbicos por segundo, na quarta-feira, dia 31 de maio. Até o fechamento da ediçÃo, às 13h de quinta-feira, dia 1, às a vazÃo estava nove mil metros cúbicos por segundo.
De acordo com um comunicado da Foz do Chapecó Energia S.A., como a usina é de fio d'água, nÃo têm capacidade para acumular volumes expressivos. Portanto quase toda a água que chega no lago formado pela barragem, é liberado pelo vertedouro ou na geraçÃo das turbinas.
A gestÃo da vazÃo e da geraçÃo de energia está sendo orientada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, que está coordenando as oito usinas na bacia do Rio Uruguai.Tanto que na hidrelétrica de Itá, por exemplo, a vazÃo que estava em oito mil metros cúbicos na terça-feira, passou para 12 mil nesta quarta-feira.
Mesmo assim o lago baixou 1,40 metro desde sábado, quando a vazÃo estava com apenas 858 metros cúbicos por segundo, para poder reter parte das chuvas se aumentar o volume.
A Foz do Chapecó informou que há previsÃo de que o volume de água possa chegar a 20 mil metros cúbicos. No entanto ponderou que esse volume é bastante inferior à cheia de 2014, quando chegou a verter quase 30 mil metros cúbicos por segundo.O aumento da vazÃo preocupa os moradores de cidades ribeirinhas como Águas do Chapecó, SÃo Carlos, Palmitos, Mondaí e Itapiranga.
A partir de 11 metros já começa a atingir residências. A Foz do Chapecó informou que está em alerta e orienta os moradores a acompanharem as informações atualizadas.No site www.fozdochapeco.com.br é possível acompanhar os dados hidrológicos de hora em hora.
deixe seu comentário