Uma pesquisa, realizada por acadêmicos do curso de Administração da Unoesc campus de São Miguel do Oeste, aponta que o serviço público prestado pela UPA – Unidade de Pronto Atendimento Leonardo Weissheimer é de qualidade.
Conforme informações da enfermeira, coordenadora da UPA, Jaqueline Tomiello, a expectativa de desempenho criada pelos usuários foi superada pela percepção do desempenho no atendimento oferecido, diferentemente da ideia generalizada da sociedade, de que a saúde pública no Brasil é precária e de péssima qualidade.
O estudo foi realizado na UPA no período de fevereiro a abril deste ano, através da aplicação de questionário a 271 pacientes que necessitaram de consultas médicas e de procedimentos ambulatoriais, ofertados pelo pronto atendimento.
O questionário de coleta de dados visou levantar a expectativa esperada pelo usuário antes da consulta e a realidade encontrada, nos seguintes aspectos: Confiabilidade, Presteza (agilidade na prestação de serviço e rapidez no retorno de informações), Empatia (demonstração de interesse dos funcionários e qualidade dos instrumentos de atendimento), Segurança, Acessibilidade e Infraestrutura.
Ainda, em cada setor de atendimento da unidade foram atribuídas notas pelos usuários, sendo que a Recepção recebeu nota 9,22, a Equipe de Enfermagem 9,01 e a Equipe Médica nota 8,68. O estudo, realizado pelos acadêmicos Alekssandro Reolon Jardim e Hélen Angélica Modrak, concluiu que a UPA tem alcançado seu objetivo proposto para a sociedade, oferecendo um serviço de qualidade, tendo reflexo na satisfação da população, objetivo primordial dos investimentos realizados.
UPA LEONARDO WEISSHEIMER
A UPA entrou em funcionamento em 06 de maio de 2013, e em pouco mais de um ano já atendeu mais de 30 mil pacientes. O convênio continua firmado somente pelas prefeituras de São Miguel do Oeste e Bandeirante, embora pacientes de outras localidades também tenham sido atendidos.
A unidade conta com o protocolo de Classificação de Risco do HumanizaSUS do Ministério da Saúde que indica a urgência dos atendimentos. A cor vermelha significa alta prioridade e o atendimento é imediato; a cor amarela – urgente – prevê atendimento em até 30 minutos; a cor verde – pouco urgente – prevê atendimento em até 120 minutos; e azul – não urgente – atendimento após os outros níveis, em até quatro horas.
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