As três letras mais pronunciadas nas concessionárias catarinenses significam desconto no preço final de veículos novos.A reduçãodo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), previsto para acabar neste mês, gera uma corrida nas lojas. Em algumas, há fila de espera para a entrega do carro zero.
Juntas, as concessionárias catarinenses venderam 27.590 veículos em agosto e apenas 18.110 unidades no mês passado, de acordo comdados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Um dos carros que começou a circular ontem foi comprado por Manoel Machado, 59, e a mulher dele, Maria Machado, 52, depois de duas semanas de pesquisa. O casal de agricultores que mora em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, deu o Gol G3 de 2005 como entrada para acompra do mesmo modelozero km.
—Nosso carro usado foi avaliado em R$ 13,5 mil e pagamos mais R$ 30 mil à vista, com a economia feita nos últimos dois anos. Se a compra não fosse feita agora, com o imposto mais baixo, é bem provável que a gente perdesse dinheiro— explica Manoel.
O gerente comercial Jorge Chidiac Neto, da Auto Capital, que revende veículos da Volkswagen em Florianópolis, aposta que as vendas de outubro devem ser 40% acima da média mensal, com base nos 71 veículos vendidos nos primeiros nove dias de outubro. A meta para este mês na loja é comercializar 142 carros novos.
—A segunda quinzena deve ser mais movimentada porque é quando o consumidor vem à loja, na expectativa de receber ainda mais benefícios, além do IPI reduzido— prevê.
O desconto no IPI, que é de 7% no caso dos veículos 1.0, representa economia média de R$ 2 mil. Para automóveis entre 1.0 e 2.0 e que têm desconto de 5,5% a 6,5%, são abatidos, em média R$ 4 mil, de acordo com a Fenabrave-SC. O diretor regional da entidade, Ademir Saorin, aponta que o houve uma alta de apenas 0,57% quando comparadas as vendas dos últimos 12 meses com o mesmo período anterior, o que representou 1.126 carros a mais no Estado. As vendas não são maiores, segundo ele, porque os estoques estão baixos, principalmente no segmento de veículos entre R$ 30 mil a R$ 50 mil, que possuem motores 1.4 até 1.8.
—A volta do IPI aos patamares anteriores não é o que queremos porque, pelo menos até o fim do ano, as vendas devem cair entre 8% e 10%. Para garantir o bom volume de vendas, todas as concessionárias estão com promoções— afirma Saorin.
O gerente de marketing da rede de concessionárias Dimas, Leonardo Ghidini, lembra que a expectativa de fim do benefício sempre causa a procura maior de consumidores às lojas. Para este mês, algumas concessionárias chegam a registrar fila de espera de 30 dias, em média.
— Estamos vendendo carros que ainda estão na linha de montagem.
Há quem não se importe em ter que esperar para receber o seu carro novo e mais barato. Na primeira semana deste mês, 34% das vendas da loja da Dimas foram feitas a consumidores que devem esperar um mês pelo carro novo.
Dicas para lembrar na compra do carro novo
Pagar à vista é sempre o melhor negócio. A segunda opção é vender o carro usado com particular e levar o dinheiro da venda para usar na negociação com a concessionária
Não espere o último dia da redução de IPI para comprar o carro. Além de haver mais gente procurando, você corre o risco de não encontrar exatamente o que procura na loja
Tenha um plano B antes de ir à concessionária para não correr o risco de sair frustrado pela falta da única opção que você deu. Isso vale para modelo, cor e opcionais
Se financiar, lembre que há gastos mensais com o carro de passeio que giram em torno de R$ 1 mil com impostos, combustível, seguros, peças de reposição e serviços de manutenção.
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