SÃO MIGUEL DO OESTECHAPECÓ
A Comissão Pró-universidade esteve reunida quarta-feira, dia 17, nas dependências da Cãmara de Vereadores para discutir a elaboração do projeto do Campus da Universidade Federal da Fronteira (UFFS) em São Miguel do Oeste. Na ocasião, os membros avaliaram a necessidade da participação da sociedade na escolha dos cursos para a expansão da UFFS. A Comissão é formada pelo Movimento Pró-universidade, a Comissão de Educação e Cultura da Cãmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Regional.
A reunião que aconteceu durante toda a manhã de quarta-feira teve como encaminhamento a criação de uma equipe para a elaboração do projeto, sendo que a mesma deverá ser composta por técnicos da área e seguir as mesmas orientações do Campus de Chapecó e outros que já foram implantados. A próxima reunião para discutir o projeto e as áreas de conhecimento será realizada no dia 29 de julho, às 8h, na Cãmara de Vereadores, juntamente com a participação da sociedade organizada e entidades do município.
Durante a noite de quarta-feira, em Chapecó, lideranças de São Miguel do Oeste participaram do seminário para discussão da expansão da UFFS. O seminário foi realizado nas dependências do campus. Professores, acadêmicos, reitoria e a comunidade de Chapecó também estiveram presentes na discussão. Durante o seminário, jovens do campo e da periferia expuseram o desejo e a necessidade de se ter um campus da UFFS em São Miguel do Oeste. Os vereadores Maria Tereza Capra e Juarez da Silva também defenderam a luta pelo acesso, permanência e qualidade do ensino superior na região.
A vereadora Maria Tereza ressaltou a necessidade de mobilizar um projeto para superar os entraves burocráticos que vem acontecendo e que estão impedindo a expansão. “A sociedade inteira está mobilizada para que a UFFS seja uma realidade para São Miguel do Oeste. A força e a unidade da comunidade, da juventude e das lideranças fortaleceram a discussão para expansão do campus durante o seminário”, avalia.
deixe seu comentário