O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (20) uma nova ordem executiva que altera a política tarifária aplicada a produtos importados do Brasil, reduzindo o alcance da sobretaxa de 40% anunciada em julho.
A mudança afeta principalmente produtos agrícolas, que passam a ser isentos do imposto adicional de forma retroativa a partir de 13 de novembro de 2025, conforme o documento oficial divulgado pela Casa Branca.
Isenção de tarifa extra vem de processo de negociação entre Trump e Lula
A decisão decorre de um processo de negociação entre Trump e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. As conversas tiveram início em uma ligação no dia 6 de outubro, quando ambos acertaram discutir os entraves comerciais que vinham tensionando a relação bilateral.
Na nova ordem executiva, Trump afirma ter recebido recomendações atualizadas de autoridades americanas que apontam para avanços nas tratativas com o Brasil, o que justificaria a retirada de parte dos itens agrícolas da lista de sobretaxas.
Medida modificará ordem executiva de julho
A medida assinada nesta quinta-feira modifica uma ordem executiva de 30 de julho, em que Trump havia declarado que políticas e ações recentes do governo brasileiro configurariam uma “ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional, à economia e à política externa dos Estados Unidos.
Na ocasião, o republicano impôs uma tarifa adicional de 40% a diversos artigos brasileiros, decisão que agora começa a ser parcialmente revertida.
O novo texto determina ainda que o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, continuará monitorando o cenário e poderá recomendar novas ações ao presidente, caso considere necessário.
Fonte: ND Mais
Ordem executiva modifica medida de julho que tratava o Brasil como “ameaça incomum e extraordinária”
Foto: Divulgação/The White House/X/ND Mais
deixe seu comentário