Home Terapias alternativas pautam roda de conversa

Terapias alternativas pautam roda de conversa

Última atualização 6 de outubro de 2017 - 13:26:12
Cunha PorÃ

A Secretaria de Saúde de Cunha PorÃ, por meio da enfermeira Veridiana Zordan, com parceria da Epagri e extensionista Cleide Hübner, promoveram no dia 27 de setembro, uma roda de conversa com os membros do grupo EducaçÃo em Saúde e Qualidade de Vida. Na oportunidade foi falado sobre as terapias alternativas, associadas a qualidade de vida, entre elas a auriculoterapia, acupuntura e reiki.
Os temas propostos leva em conta que a enfermeira Veridiana é especialista em Saúde da Família, Saúde Mental e pós-graduada em Acupuntura, e com formaçÃo complementar em Reiki e massoterapia. De acordo com a profissional a ideia da roda de conversa sobre as terapias alternativas é ampliar o olhar da populaçÃo cunha-porense em relaçÃo as diversas opções possíveis para lidar com os problemas de saúde, que vÃo além da consulta médica e o medicamento.
Veridiana explica que a acupuntura, que é uma técnica de inserçÃo de agulhas no corpo; e a auriculoterapia – técnica de colocaçÃo de sementes na orelha, tem excelentes resultados em pessoas que sofrem de insônia, compulsÃo alimentar, em casos de dores musculares e inflamações como bursites, tendinites, lombalgias, entre muitas outras enfermidades.
Já com relaçÃo ao reiki a profissional explica que é uma terapia que age a nível das emoções e ajuda a pessoa a clarear a mente, relaxar, resolver problemas mais sutis da natureza humana, além de contribuir para que as pessoas encontrem o equilíbrio físico, mental e espiritual. Ao final do encontro a enfermeira aplicou as técnicas nas participantes, que puderam experimentar as sensações das terapias e levar para casa um pouco dessa nova forma de cuidar da saúde.
O grupo EducaçÃo em Saúde e Qualidade de Vida é aberto a toda populaçÃo interessada em saber mais sobre ações agregadas ao bem-estar. O próximo encontro é no dia 25 de outubro, a partir das 13h30, no Posto de Saúde próximo à Praça da Bandeira.

deixe seu comentário