Um forte temporal,com ventos fortes,caiu na noite desta segunda-feira, durante uma hora, entre 22h e 23h, causou estragos e assustou a população de Chapecó. O Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 200 chamadas de ocorrências de alagamentos, destelhamentos, deslizamentos e quedas de árvores,mas nenhuma delas graves.
O principal problema registrado foi alagamento de ruas. Em alguns locais, a água chegou a entrar nas casas e carros foram encobertos. A situação ficou mais crítica no Centro da cidade e nos bairros Presidente Médice e Santa Maria.
Um muro desabou no Bairro Seminário, mas ninguém ficou ferido. No Bairro Engenheiro Braunn, um idoso ficou ilhado numa propriedade rural e precisou ser resgatado pelos bombeiros. No Bairro Mato Grosso e no Centro, vários carros que estavam estacionados na rua ficaram cobertos de água.
— Foi uma chuva muito forte e concentrada em pouco tempo. O número de ligações foi muito grande. Mas felizmente só houve danos materiais — explicou o tenente do Corpo de Bombeiros de Chapecó, Cristiano Brandão.
Perto da meia-noite, a chuva já havia diminuído e a água começava a baixar nas ruas, casas e lojas.
Segundo informações da estação de rádio do Aeroporto Municipal Serafin Enoss Bertaso, de Chapecó, as rajadas de ventos chegaram à 122 km/h.O voo da empresa Trip, que faria uma escala por volta das 22h10minna cidade,teveque seguirdireto para Porto Alegre. Depois das 23h os pousos e decolagens foram normais.
Somente nesta terça-feira será possível fazer um balanço mais preciso dos estragos.
Defesa Civil pede atenção para possível chuva forte durante a terça-feira no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul
A Defesa Civil alerta para a possibilidade de novos temporais isolados e chuva moderada a forte nesta terça-feira em alguns pontos especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, podendo causar alagamentos momentãneos. A mudança de tempo deve ocorrer devido a um sistema de baixa pressão. A instabilidade e a condição de pancadas de chuva se estendem também para a quarta e quinta-feira, porém de forma mal distribuída e com períodos de sol.
Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:
– Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo:permanecer em em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas plublicitárias ou objetos que possam ser arremessados.
– Se houver granizo:é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relãmpagos.
– Alagamentos:deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados.
– Emergência:qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.
deixe seu comentário