A frente fria que passará pelo Rio Grande do Sul na tarde desta quinta-feira chega a Santa Catarina à noite(primeiro ao Sul do Estado). Até o domingo, o tempo estará instável com chuva forte e ventos de até 80km/h. A Epagri/Ciram também alerta para o risco de granizo.
As temperaturas caem a partir de quinta-feira, mas despencam mesmo na segunda com a chegada de uma nova massa de ar polar.
>>Leia a previsão do tempo completa no site da Epagri/Ciram
O alerta
A Defesa Civil emitiu um alerta nesta quarta-feira, 21, avisando da possibilidade de grande quantidade de chuva — são esperados de 100mm a 150mm no total, o que deveria ocorrer durante todo o mês de agosto.
Volumes de chuvapor dia:
Sexta-feira: entre 30mm a 50 mm
Sábado:20mm a 30 mm em boa parte de SC; no Oeste ao Sul, os valores totais ficam entre 40mm a 50 mm.
Domingo: a média permanece em 20 a 30 mm; no Norte de SCpodem atingir 40mm a 50 mm.
Por isso, caso a previsão se confirme nesta noite, recomenda-se:
Tempestades: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relãmpagos.
Frio: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças.
Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.
deixe seu comentário