A suspeita de que 990 mil litros de leite produzidos entre janeiro e fevereiro deste ano pela Mu-Mu e distribuídos para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná poderiam conter ureia com formol, ainda preocupam os catarinenses.
Mesmo sem provocar tumulto nos supermercados, a convocação feita na terça-feira pela marca Mu-Mu para que consumidores trocassem caixas de leite identificadas em 17 lotes com suspeita da substãncia proibida voltou a espalhar desconfiança.
Isso porque o monitoramento e fiscalização no comércio no Estado são feitos pela Vigilãncia Sanitária mediante denúncia – o que ainda não ocorreu, segundo o órgão. Na outra ponta da fiscalização está o Ministério da Agricultura, que atua no monitoramento de empresas maiores.
Desde o início da operação do MP, são realizadas em SC ações paralelas ao programa de controle de resíduos e contaminantes que, de acordo com Luiz Gustavo Balena Pinto, chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura em SC, ainda não podem ser divulgadas.
No Walmart, dono das bandeiras Big e Nacional, o produto não está mais nas prateleiras desde o início da operação do Ministério Público.
No RS, o MP denunciou na terça-feira mais dois suspeitos de envolvimento na fraude do leite, o vereador Larri Lauri Jappe e o transportador de leite Paulo Rogério Schultz. Ambos foram detidos preventivamente na segunda fase da operação, desencadeada em 22 de maio.
Entenda o caso:
– Em 8 de maio foi deflagrada a Operação Leite Compen$ado para investigar fraude que consistia em acrescentar água no alimento para aumentar o volume do produto. A ureia com formol – substãncia cancerígena – era usada para mascarar a diluição.
– A estimativa é de que o esquema tenha fraudado mais de 100 milhões de litros de leite no período de um ano. As amostras coletadas durante a investigação em supermercados de Porto Alegre apontaram fraude em 14 lotes de leite UHT.
– No início da operação, as marcas que apontaram adição de água e substãncia semelhante à ureia foram a Mu-Mu, Líder, Italac e Latvida.
deixe seu comentário