A administração municipal de Descanso promoveu uma audiência pública na tarde desta quinta-feira, 17, na câmara de vereadores, para discutir sobre a federalização da SC-163 e os contornos viários das cidades de Descanso e Iporã do Oeste. Durante o evento, o superintendente do DNIT de Santa Catarina, Alysson de Andrade, assegurou que todos os projetos serão avaliados de acordo com as condições técnicas.
O prefeito de Descanso, Sadi Bonamigo, abriu a audiência ressaltando a relevância da discussão e a necessidade de encontrar maneiras de impulsionar a economia municipal, evitando o afastamento de negócios ou a transformação da cidade em um local deserto economicamente.
Everaldo Di Berti, coordenador regional de infraestrutura, informou que a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade está finalizando os projetos de recuperação completa da SC-163 entre São Miguel do Oeste e Itapiranga, além de definir os traçados dos contornos viários. O objetivo do Governo Estadual é entregar tanto o trecho quanto o projeto de restauração e aumento da capacidade de tráfego ao governo federal no próximo ano.
Paulo Lauxen, secretário de Desenvolvimento Econômico de Descanso, destacou a necessidade de estabelecer uma rota alternativa que atravesse o interior de Descanso, conectando diretamente a BR-282 na altura da Linha Alegre, especialmente para caminhões de carga. No entanto, essa alternativa não deve prejudicar a passagem de veículos leves pela cidade, preservando o ambiente econômico local.
Durante a audiência, Alysson de Andrade, superintendente do DNIT de SC, ouviu as apresentações dos representantes municipais e regionais. Ele reforçou que todos os projetos que atendam às condições técnicas de viabilidade serão cuidadosamente avaliados. O superintendente ressaltou ainda a importância de concluir o trecho norte da BR-163, entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. Ele também afirmou que a construção da Ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita/RS, é uma realidade. Ele mencionou que o DNIT agora aguarda a finalização do projeto por parte do governo estadual para dar continuidade ao processo de federalização do trecho entre São Miguel do Oeste e Itapiranga, e que o órgão estuda novamente a implantação do contorno viário de São Miguel do Oeste.
O deputado estadual, Fabiano da Luz e o Deputado Federal Pedro Uczai, acompanharam a audiência pública e destacaram os esforços da Bancada do Oeste na Alesc e da Bancada Catarinense na Câmara Federal afim de assegurar recursos para a realização das obras.
deixe seu comentário