Home Spa financeiro: com cortes e trocas, dá para fazer uma lipo nos seus gastos

Spa financeiro: com cortes e trocas, dá para fazer uma lipo nos seus gastos

Última atualização 15 de outubro de 2012 - 14:59:28

Reunimos dicas e medidas simples para você sair do sufoco das dívidas e relaxar no final do ano – sim, você merece!

Armadilhas na mesa

Se sua reserva não está pronta, o maître leva você ao bar para um drinque e aperitivo – e lá se vão 30 reais nem sempre bem gastos. Quando for jantar, não espere que o garçom fale sobre as promoções. Nada de timidez: pergunte!

Cliente fiel

Os cartões de fidelidade dos supermercados têm vantagens, sim. Redes como o Pão de Açúcar oferecem programas de pontos: você acumula e recebe em bÔnus. Com um crédito de 20 reais ao mês, a economia é de 240 reais ao ano.

Taça cheia

Ama vinho? Então se jogue no tinto Toro Loco Tempranillo, que ficou em segundo lugar na Competição de Vinhos e Destilados, do Reino Unido. A garrafa custa só 25 reais. Garantia de brinde delicioso!

GARAGEM FININHA

Sob medida

Na hora de abastecer, apenas opte por álcool se o litro custar no máximo 70% do preço do litro da gasolina – já que esse combustível não dura tanto no tanque. O site proteste.org.br ajuda a calcular.

Lembre-se de que…

– A gasolina costuma ser mais cara perto de atrações turísticas, aeroportos e entradas de estradas.

– Acelerar e frear aumenta o consumo de combustível. Tente dirigir a uma velocidade constante.

– Pneus murchos usam mais gasolina. Cheque a pressão mensalmente.

Menos é mais

Os bancos costumam cobrar taxas de manutenção da sua conta-corrente. E você deve investigar esse custo. Afinal, pode pagar por serviços que nem utiliza, como o talão de cheques. Converse com o seu gerente para encontrar uma cesta de serviços ideal: no mesmo banco esse pacote pode variar de 4 a 48 reais. Se conseguir economizar 44 reais por mês, terá 528 reais no fim do ano.

No azul

Você está cansada de ouvir dizer que entrar no cheque especial é péssimo para as suas finanças. Mas vamos alertá-la de novo: sabia que quem fica devendo 500 reais por dois dias, todos os meses, terá que pagar, depois de um ano, mil reais só de juros? Bem, com esse dinheiro dá para passar um fim de semana prolongado com o seu gato numa ótima pousada. “O juro médio do cheque especial é de 0,46% ao dia, o que equivale ao rendimento mensal da poupança”, diz Samy Dana, da Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo. Tente organizar suas contas para que os gastos supérfluos não afoguem você no fim do mês.

Sem anuidade

Se você ainda paga anuidade do cartão de crédito, vá falar com o seu gerente. “Vários cartões não cobram essa taxa, é só descobrir qual o melhor para o seu bolso”, diz Maurício Galhardo, da consultoria Praxis Education, em São Paulo. Não caia na lábia das operadoras para pagar o seguro em caso de roubo que custa, aproximadamente, 3 reais por mês. “Você pagaria sem necessidade, pois a operadora é obrigada a monitorar o cartão em caso de fraude ou roubo”, diz Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste (Associação de Consumidores).

Nécessaire enxuto

O ideal é não fazer estoques gigantes de makes perecíveis, como gloss e esmaltes. “Três ótimos batons duram o ano todo. Sombras não vencem tão rapidamente”, diz Bia Kawasaki, personal stylist e consultora de imagem, de São Paulo. Fica a dica: compre uma máscara para cílios cara uma vez só e aproveite o pincel (que, geralmente, contém toda a tecnologia) em outro produto mais barato.

Sem ansiedade

Vale economizar durante o ano inteiro para investir (muito bem!) em peças-chave com preços mais altos vendidas em bons outlets. Em março, as lojas liquidam as roupas de verão e, em agosto, as de inverno. Se conseguir, evite comprar peças no lançamento ou perto de datas comemorativas. “Os preços são 70% mais altos nesses períodos”, diz Bia.

Truque básico

Batons que aumentam os lábios pesam no bolso: custam, em média, 40 reais. Se você não usa esse make sempre, a saída para ficar com o bocão é aplicar um pouco de sombra clara no centro dos lábios. Funciona!

Antecedência, sempre

Já sabe quando serão as próximas férias? Não adie o planejamento da viagem. Dá para economizar até 38% se você comprar passagem aérea com dois meses de antecedência, de acordo com o Núcleo de Economia dos Transportes. Se viajar nos primeiros quatro meses do ano, melhor – os bilhetes são mais em conta. “Programas de milhagem dão entre 10 e 15% de desconto”, diz Luiz Gonzaga Godoi, coordenador do curso de Lazer e Turismo da Universidade de São Paulo.

Pré-pago já!

Se for para outro país, opte por um cartão pré-pago para levar o dinheiro gringo. Assim, você só pagará o IOF (imposto cobrado sobre compras internacionais) na hora da recarga do cartão – que pode ser uma só. Se preferir usar o cartão de crédito, o imposto estará embutido em cada uma das suas compras e o valor é de 6,38%. Aí, aquelas saias de 10 dólares não saem tão em conta.

Tão longe, tão perto

Mesmo que vá viajar com outras pessoas, procure passagens individuais, pois costumam ter valores mais baixos. Se quiser sentar ao lado de alguém, faça check-in online antes de embarcar – melhor do que pagar taxas para reservar lugares.

Aplicativos antistress

Os apps que vão fazer uma drenagem linfática nas suas dívidas

Taxímetro– Medo de não ter grana para o táxi? Agora você calcula o preço da corrida em qualquer cidade.

iList– Monte sua lista de compras do mercado de acordo com o valor que você quer pagar. São 600 produtos para escolher.

Qual Operadora?– Dá para descobrir as operadoras de todos os seus contatos. Ótimo jeito de usar bem as promoções.

Bill Keeper– O app rastreia contas pagas, contas a pagar e dívidas dos cartões. Tem até calendário mensal com os seus gastos.

deixe seu comentário