Um “combo” de fatores meteorológicos deve favorecer a formação de temporais em Santa Catarina nesta sexta-feira (9), principalmente a partir da tarde, segundo a Defesa Civil.
Entre os fatores, está um sistema de baixa pressão sobre a Argentina que se aproxima de forma gradual da região Sul do Brasil.
Um alerta laranja foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestades, com risco de chuva entre 60 e 100 milímetros em um único dia.
De acordo com a Defesa Civil, o calor e a umidade também devem ser determinantes para que os temporais ganhem força no Estado.
Isso porque, durante a tarde, as máximas ficam em torno de 30°C no Grande Oeste, enquanto nas outras regiões os termômetros ficam entre 25°C e 30°C.
Já o amanhecer começa com temperaturas um pouco mais baixas em relação aos dias anteriores, com termômetros variando entre 15°C e 19°C nos Planaltos, no Meio-Oeste e nas regiões serranas, e entre 20°C e 23°C no Oeste e no Litoral.
Ventos fortes
Com o sistema de baixa pressão, os ventos de sudeste a nordeste se intensificam no Estado, com rajadas que podem atingir 70 km/h no Grande Oeste.
Há risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica, segundo a Defesa Civil.
Fonte: NSC
Foto: Ventusky, Reprodução
Ventos pode ser de até 70 km/h
deixe seu comentário