SÃO MIGUEL DO OESTE
O Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste foi contemplado com a implantação de um campo de experimentação para o cultivo de oliveiras. De acordo com o presidente da entidade, Adair José Teixeira, a propriedade onde será instalado o campo está localizada no município de Guaraciaba.
Teixeira explica que a região possui uma temperatura ideal para a produção das oliveiras. Segundo ele, a região conta com um solo excelente que propicia o cultivo. “Queremos trazer mais uma fonte de renda ao produtor. Entendemos que futuramente a cultura de oliveiras vai substituir outros meios de subsistência no campo, como fumo e a suinocultura”, destaca.
Dentro do Estado de Santa Catarina, existem, segundo Teixeira, quatro campos de experimentação de oliveiras. O presidente explica que no município de Guaraciaba, serão implantadas mudas de seis variedades. “Essas variedades servirão para óleo e conserva e o produtor poderá industrializar a produção na própria propriedade mesmo. Estamos confiantes e trabalhando para que, em breve, consigamos iniciar a implantação das mudas”, enfatiza.
O presidente ressalta ainda, que esta é mais uma alternativa para os produtores da região. “Toda a estrutura que será colocada para experimentação das variedades será de responsabilidade do centro de pesquisa de Chapecó e o produtor ficará com tudo o que for produzido”, finaliza.
deixe seu comentário