Segundo a astrônoma do Royal Observatory, as constelações se afastaram por um mês inteiro. Desde que o zodíaco foi criado, há mais de 2 mil anos, o efeito de oscilaçÃo da Terra causada pela Lua e pelo Sol fez com que as estrelas mudassem de posiçÃo. Quem nasceu no final da janeiro, que atualmente pensa-se ser de aquário, seria do signo anterior, capricórnio.
Os gregos, que idealizaram o zodíaco, eles partiam da constelaçÃo que estava por trás do Sol no dia do nascimento da pessoa para atribuir as características do signo. Mas segundo a astrônoma esse mapa mudou, em um processo de oscilaçÃo de precessÃo dos equinócios.
Atualmente, estimou a BBC, 86% das pessoas acreditam ser de um signo mas sÃo de outro. O programa ofereceu um gráfico interativo para que cada um consiga descobrir seu “verdadeiro” signo e ter mais informações. Clique para ver (em inglês).
O programa ainda destacou a existência de um 13º signo, descrito há alguns anos, o Ofiúcos. Este signo teria sido deixado de fora pelos astrólogos antigos para que os 360º percorridos pelo Sol pudessem ser divididos em 12 partes de 30 graus. Esta “nova” constelaçÃo, a serpente, passa por trás do Sol entre 30 de novembro e 18 de dezembro, no lugar de Sagitário, o que modificaria totalmente o sistema de astrologia.
Veja como ficaria a nova divisÃo:
Capricónio – 21 de janeiro a 16 de fevereiro
Aquário – 17 de fevereiro a 12 de março
Peixes – 12 de março a 18 de abril
Áries – 19 de abril a 14 de maio
Touro – 15 de maio a 21 de junho
Gêmeos – 22 de junho a 20 de julho
Câncer – 21 de julho a 10 de agosto
LeÃo – 11 de agosto a 16 de setembro
Virgem – 17 de setembro a 31 de outubro
Libra – 1 de novembro a 23 de novembro
EscorpiÃo – 24 de novembro a 29 novembro
Ofiúcos – 30 de novembro a 18 de dezembro
Sagitário – 19 de dezembro a 20 de janeiro
deixe seu comentário