O Sicoob, uma das principais instituições financeiras
cooperativas em atuação no Brasil, recebeu mais um reconhecimento nesta
terça-feira, 6 de dezembro: o Prêmio Banking Transformation (Relatório
Bancário), um dos mais importantes e respeitados do setor financeiro do Brasil,
na categoria Eficiência Operacional.
O case vencedor foi o de “Robotização do processo de
chargeback”. Trata-se de uma estratégia que, utilizando robôs, trouxe mais
agilidade e eficiência para as análises de transações em cartões de crédito,
originando automaticamente um reembolso quando existe suspeita de fraude. De
acordo com Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do
Sicoob, esse momento, pela sua natureza, já gera insatisfação por parte do
cooperado usuário do cartão, e qualquer impacto negativo no tempo de atendimento
pode piorar a situação.
Para a robotização do processo, o Sicoob prospectou e
incorporou à sua plataforma proprietária de processamento as mais modernas
soluções tecnológicas disponíveis no mercado para esse tipo de atividade. Com essa modernização, as diversas etapas que
integram esse processo passaram a ser realizadas de forma automática trazendo
maior eficiência e, consequentemente, permitindo que as cooperativas entreguem
uma melhor experiência aos seus cooperados.
Para Vilaça, a solução adotada pelo Sicoob concilia
inovação, baixo risco de implantação e custo acessível. “Sobretudo,
mantivemo-nos fiéis aos nossos ideais e propósito cooperativista, respeitando e
melhorando a vida das pessoas, do cooperado e dos nossos colaboradores”,
afirma.
Entre as melhorias já apresentadas, estão uma redução
significativa do tempo de atendimento – desde que a documentação esteja
completa, o comando do reembolso será realizado e um estorno provisório será
visualizado pelo portador em sua fatura, em no máximo 48h.
Além do reconhecimento pelo ganho de Eficiência Operacional,
o Sicoob também foi indicado como Top 3 de outras categorias, sendo elas:
Autoatendimento; BaaS e Marketplaces Financeiros; Canais Digitais; e Customer
Experience/ User Experience.
deixe seu comentário