Para fortalecer a segurança de seus mais de 7,3 milhões de cooperados, o Sicoob implementou novas ferramentas de proteção com funcionalidades inéditas no mercado, contra fraudes digitais. Uma das iniciativas de maior destaque é a nova camada de proteção no App Sicoob. Além de outros mecanismos que o aplicativo possui, a camada de defesa cibernética conta com algoritmos que geram alertas e protegem os cooperados contra fraudes e golpes eletrônicos.
No App, ela identifica automaticamente que o cooperado acessou o aplicativo durante a realização de uma chamada telefônica recebida (tanto de operadoras como de WhatsApp) e gera um alerta sobre a possibilidade de golpe.
O superintendente de Segurança Cibernética do Sicoob, Josias Sales, explica que o desafio envolve a disputa pela atenção do cooperado, que possivelmente está sendo abordado por uma golpista. “Temos uma fração de segundos desse tempo com apenas uma mensagem para resgatá-lo. Pensando nisso, chegamos a uma proposta que dispõe de uma imagem mais chamativa, acompanhada por textos curtos. Com isso, atingimos a percepção direta dos cooperados ao fato de que podem estar sob a ação de fraudadores”, afirma.
Também foi desenvolvida uma medida de proteção que permite identificar quando o celular do cooperado está compartilhando a tela do aplicativo com algum dispositivo remoto que, neste caso, é utilizado pelos fraudadores para observar as atividades do cooperado em seu dispositivo e até mesmo operá-lo à distância. No caso do App Sicoob, com o novo mecanismo de proteção, ao invés de transmitir a tela do aplicativo para o fraudador, o app agora exibe uma black screen, tela escura que impede que o fraudador visualize as informações financeiras e possa interagir com o App Sicoob remotamente.
A instituição financeira cooperativa é a primeira no país a implementar essas camadas de proteção com base na detecção de chamadas de voz e identificação e bloqueio do compartilhamento de telas.
De acordo com o superintendente de Prevenção a Fraudes do Sicoob, André Canavarro, após a disponibilização dessas soluções, a expectativa é que haja uma redução significativa de fraudes relacionadas a golpes dessa natureza.
A instituição também conta com o SOC (Centro de Operações de Cibersegurança) com time dedicado em monitorar e identificar, 24 horas por dia, sete dias por semana, todas as tentativas de ataques ao ambiente de rede, dados, sistemas computacionais, tentativas de fraudes e demais atividades maliciosas como crimes cibernéticos, dentre outros.
O reconhecimento facial já é utilizado no Sicoob desde abril de 2020 para liberar novos dispositivos de forma remota, sem a necessidade de deslocamento aos pontos de atendimento. Para transações que acontecem fora do padrão do cooperado, ele é submetido a fazer a transação de validação avançada da biometria facial.
Além dos controles para a realização de transações, os cooperados contam com recursos que permitem definir limites diferenciados para a realização de transações com pessoas desconhecidas ou habituais, diferenciando esses limites para operações realizadas durante o dia ou à noite.
Recentemente, lançou a Cartilha de Segurança da Informação, com dicas de segurança, acessível em https://www.sicoob.com.br/web/sicoob/seguranca. Além disso, o Sicoob participa ativamente das campanhas nacionais promovidas pela Febraban, reforçando sua contribuição para conscientização da população.
No aplicativo, a instituição oferece aos seus cooperados a possibilidade de contratação de seguros que abrange situações em que transações são realizadas por celular sob coação, assim como ressarcimento das perdas materiais fruto de roubos ou furtos qualificados de dispositivos celulares, bolsas, mochilas e seus pertences.
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