Para o Diretor Executivo do Sicoob Credial, Márcio Luiz Schmitt, diante do atual cenário econômico, cujos impactos advém da condição pandêmica enfrentada, o sistema financeiro brasileiro tem se mostrado extremamente sólido. Foto: Divulgação
Poupar é necessário para uma boa saúde financeira, trazendo diversos benefícios para aqueles que o aderem. Pensar em ter um futuro tranquilo a longo ou médio prazo, é pensar em um bom planejamento financeiro. Além disso, para realizar uma viagem, conquistar um imóvel ou até mesmo em tempos de crise econômica, é imprescindível possuir uma reserva.No entanto, poupar e investir são coisas distintas. Apenas poupar não irá agregar valor ao dinheiro acumulado ao longo de um período. Já investir proporciona rentabilidade e valoriza as economias.
No Sicoob Credial há diversas linhas de investimentos que prezam a segurança e tranquilidade dos associados. O RDC (Recibo de Depósito Cooperativo), por exemplo, é uma aplicação de renda fixa (modalidade que tem resultados e/ou condições preestabelecidas), com liquidez diária (você pode resgatar o valor a qualquer momento) e os resultados podem ser pré ou pós-fixados (estabelecidos anteriormente ou aliados a uma referência como o CDI).
Há também a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), investimento em renda fixa, com o rendimento da aplicação definido no momento da contratação. Uma das grandes vantagens é que a LCA é livre da incidência do Imposto de Renda para pessoas físicas.
Já a Previdência Privada é um investimento a longo prazo que, quanto maior for o prazo de aplicação, mais interessante se torna esse tipo de investimento. É uma opção de renda fixa ou variável, boa para não depender apenas da Previdência Social, para manter na aposentadoria o padrão de vida que tinha enquanto trabalhava ou até mesmo para realizar sonhos. O Plano de Previdência Privada – Sicoob Previ, conta com três perfis de investimento: conservador, moderado e arrojado.
Dessa forma, o investidor opta pelo tipo de investimento que mais se adequa às suas caraterísticas socioeconômicas. Para o Diretor Executivo do Sicoob Credial, Márcio Luiz Schmitt, diante do atual cenário econômico, cujos impactos advém da condição pandêmica enfrentada, o sistema financeiro brasileiro tem se mostrado extremamente sólido.
Porém para cuidarmos assertivamente das reservas financeiras de nossos cooperados, precisamos levar em consideração o perfil individual. Nesse cenário o cooperado do Sicoob Credial pode ficar tranquilo, pois além de contar com a segurança e transparência do maior sistema cooperativo do Brasil, ainda conta com o Fundo Garantidor de Crédito – FGCOOP que garante suas aplicações financeiras até o valor de R$250.000,00.
Outro aspecto destacado pelo Diretor é a liquidez dos recursos aplicados. “Trata-se de um grande diferencial visto que oportunidades tendem a surgir inesperadamente, e com os recursos aplicados no Sicoob Credial a liquidez pode ser imediata”. O diretor recomenda cautela com promessas de rendimentos que não estão alinhados com a atual conjuntura econômica. “Tradicionalmente o aplicador busca RENTABILIDADE, SEGURANÇA e LIQUIDEZ para aplicar suas reservas financeiras. No entanto raramente conseguirá as três condições alinhadas à um único produto de investimento, o que destaca a importância da relação de confiança estabelecida entre as partes”, finaliza o diretor.
Vale destacar que, investindo seus recursos no Sicoob Credial, o investidor ainda participa da distribuição de sobras e apoia o cooperativismo, um modelo socioeconômico alternativo, democrático e que prioriza o benefício de todos – associados e comunidades.
deixe seu comentário