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Sicoob Assume liderança e ultrapassa 4 mil pontos de atendimento no país

Foto: Ascom Sicoob – A expectativa é que, até o fim de 2022, a instituição entregue mais de 100 novos pontos de atendimento à população e aos empreendedores

Com a convicção de que nada substitui o olho no olho, que
prioriza a valorização das pessoas e da comunidade, o Sicoob conquista a
liderança em número de pontos de atendimento físico no Brasil, de acordo com
informações do Banco Central (BC).

São mais de 4 mil agências distribuídas em mais de 2 mil
comunidades do país. No último ano, quando já havia conquistado a segunda
posição, a instituição reforçou seu propósito de conectar pessoas para promover
justiça financeira, escolhendo estar mais próximo de seus cooperados com
estrutura física e engajamento digital, que fortalece os atributos e essência
do cooperativismo.

Com o objetivo de expandir cada vez mais a sua capilaridade
a fim de atender à demanda da população, contribuindo para o fortalecimento do
Sistema Financeiro Nacional e a prosperidade das regiões assistidas, desde 2020
o Sicoob abriu 690 unidades de atendimento físico em todas as unidades
federativas (uma média de 20 unidades por mês). A expectativa é que, até o fim
de 2022, a instituição entregue mais de 100 novos pontos de atendimento à população
e aos empreendedores.

O Sicoob, além de estabelecer um relacionamento mais próximo
com os seus mais de 6,5 milhões de cooperados – resultado do engajamento
territorial dos pontos físicos -, tem investido em inovação e infraestrutura
tecnológica. O objetivo é unir o físico ao digital para promover o crescimento
dos negócios, aumentar a eficiência, gerenciar riscos, incrementar a oferta de
produtos e serviços e melhorar o atendimento aos cooperados por meio de
diferentes canais digitais e físicos.

“O cooperativismo financeiro é um movimento essencialmente
de lugar e proximidade, que preza pelo atendimento humanizado, até porque nas
cooperativas as pessoas, por definição, são mais importantes que o capital, e o
lucro não faz parte dos objetivos. Como o usuário dos serviços é também o dono
da organização, suas expectativas e preferências sobre acolhimento e tratamento
devem ser atendidas sem restrições. Portanto, estar fisicamente nas comunidades
e próximo dos indivíduos e das empresas é demonstrar fidelidade à natureza
societária”, disse Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações
Institucionais do Sicoob.

 

Expansão em 2022

Para este ano, o Sicoob mapeou 701 novos municípios para
onde quer levar os benefícios do cooperativismo, para ampliar e democratizar o
acesso a produtos e serviços financeiros de qualidade, a preços mais justos e
em condições de equidade para cidadãos e empreendedores. Hoje já são atendidas
2.090 localidades, sendo que em 350 delas o Sicoob é a única instituição
financeira com presença física no conceito de “agência”.

Ainda de acordo com Ênio Meinen, “o amplo atendimento
caminha junto com a plena oferta de soluções por meio dos mais variados canais
digitais (combinação da abordagem “high touch” e “high tech”), com produtos,
serviços e processos devidamente habilitados para tanto, de forma que os
cooperados que prefiram a conexão remota possam valer-se confortavelmente e com
segurança desse meio de acesso. Daí a razão de termos destinado cerca de R$ 1
bilhão à tecnologia e inovação nos últimos três anos”.

Em 2021, a instituição registrou um crescimento de quase 84%
na utilização dos canais digitais. O App Sicoob, por exemplo, foi responsável
por 78% das transações realizadas, e a assistente virtual, Alice, por 2,8
milhões de atendimentos, com 97% de efetividade.

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