Home Setor de Epidemiologia faz alerta sobre presença do vírus da febre amarela na região

Setor de Epidemiologia faz alerta sobre presença do vírus da febre amarela na região

Última atualização 13 de janeiro de 2021 - 08:58:16

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Cunha Porã, por meio do Setor de Epidemiologia, faz o alerta a toda população sobre a circulação do vírus da febre amarela na região. A incidência do vírus deu-se após a constatação da morte de três macacos, dois deles no município de São Bernardino e o outro em São Lourenço do Oeste. 

Estes animais são os primeiros a serem acometidos pela doença o que aumentou o sinal de alerta para toda macrorregião de Saúde de Chapecó com emissão de nota feita pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) para ações de intensificação, especialmente com relação à busca ativa de pessoas que não estejam vacinadas contra a febre amarela.

Conforme explica a responsável pela Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde de Cunha Porã, técnica em Enfermagem Velsoni Engler, é importante que toda a população se certifique de que esteja imunizada, especialmente os moradores e trabalhadores das áreas rurais, onde há maior incidência da presença de macacos pela proximidade da mata. “É importante esclarecer que os macacos não transmitem a doença aos humanos. Pelo contrário, eles têm papel de sentinelas, sendo os primeiros a serem acometidos pelo vírus”, reforça.

Também é importante que as pessoas que residem em área rural, ou que estejam fazendo turismo rural, ao identificarem a morte de macacos comuniquem imediatamente os setores de Epidemiologia ou Endemias do município para que sejam tomadas as devidas providências para coleta de material e identificação da causa/morte destes animais.

Já com relação à imunização, Velsoni ressalta que todas as pessoas devem verificar suas cadernetas de vacinação. A proteção contra a febre amarela consiste em apenas uma dose da vacina para toda vida. “Quem não tem essa dose registrada, ou tenha dúvida, pode buscar informação junto às Unidades de Saúde”.

 A verificação da caderneta de vacinação pode ser feita por qualquer profissional da Saúde. Enquanto a vacinação até o dia 10 de fevereiro está sendo feita somente no período da tarde, na Unidade de Saúde próxima ao Fórum.

deixe seu comentário