Home Sétima Conferência Municipal da cidade de Mondaí é realizada na Casa da Cultura

Sétima Conferência Municipal da cidade de Mondaí é realizada na Casa da Cultura

Última atualização 30 de abril de 2025 - 16:04:17

A sétima edição da Conferência Municipal da Cidade de Mondaí aconteceu hoje (30), na Casa da Cultura, reunindo representantes da sociedade civil, do poder público e de entidades diversas para discutir temas essenciais para o desenvolvimento urbano do município.

O evento teve início às 7h30 da manhã, com a abertura das inscrições e seguiu com a formalização da abertura oficial. Após o registro, foi realizada a apresentação e aprovação do regime interno da conferência. Às 9h30, teve início a formação dos grupos de debate sobre eixos temáticos, abordando questões como mobilidade urbana, segurança pública, habitação, regularização fundiária e cidade digital.

A palestra principal foi conduzida por Fátima Franz, arquiteta urbanista com mais de 40 anos de experiência, especializada em gestão pública e consultoria na área de planejamento urbano. Fátima explicou que a conferência segue os trâmites das conferências nacional e estadual, com o objetivo de estimular a participação da sociedade civil na definição de políticas públicas municipais. Ela destacou a importância dos temas discutidos, como a mobilidade urbana, a segurança, a habitação, e a necessidade de soluções para os problemas de internet e infraestrutura no município.

Em entrevista à TV Expresso, Fátima detalhou o papel da conferência no envolvimento da população e da administração pública na busca por soluções para os problemas da cidade. Além disso, compartilhou um pouco sobre sua trajetória profissional, que inclui o trabalho no plano diretor de Mondaí, a revisão de planos de habitação e projetos de mobilidade urbana.

“A conferência é um espaço crucial para que as pessoas possam dialogar sobre as questões mais urgentes da cidade. Discutir mobilidade, segurança e habitação não é apenas uma questão de infraestrutura, mas de qualidade de vida para todos” disse Franz.

O secretário de Planejamento de Mondaí, Marcos Felipe da Silva, também participou do evento e ressaltou a importância da conferência para a troca de ideias entre o poder público e a comunidade. Ele destacou que o município está em processo de regularização fundiária, com entrega de escrituras para moradores, e a necessidade de melhorias em questões como estacionamentos na cidade. Marcos destacou que a participação da sociedade é crucial para a construção de políticas públicas mais eficazes.

“A conferência não é apenas um evento, mas uma oportunidade de envolver toda a comunidade na construção de um futuro melhor para Mondaí. Cada sugestão aqui discutida pode se transformar em uma política pública que beneficie a todos”, destacou o Secretário de Planejamento

A programação da conferência seguiu à tarde, com a inscrição de candidatos e delegados para a conferência estadual, além da realização da plenária final e a consolidação das propostas discutidas. O evento foi encerrado às 17h30, marcando o término das atividades que tiveram início às 7h30.

A sétima Conferência Municipal da Cidade de Mondaí é uma oportunidade para que a população participe ativamente das decisões sobre o futuro do município, contribuindo para a elaboração de políticas públicas que atendam às demandas locais.

Assista a live: Clique aqui

Fonte / Foto: TV Expresso

Conferência discute temas essenciais para o desenvolvimento urbano de Mondaí, com a participação da sociedade civil e do poder público na elaboração de soluções para os problemas locais

deixe seu comentário