Home Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Última atualização 23 de setembro de 2025 - 17:05:31

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a valorização da vida e a prevenção do suicídio.

Quando pensamos na educação, é essencial incluir os profissionais da área nesse movimento, não somente como fomentadores deste processo, mas enquanto categoria que necessita de atenção.

Professores, coordenadores, diretores e demais trabalhadores da escola enfrentam uma rotina intensa, marcada por muitos desafios, são excesso de demandas e responsabilidades, pressão por resultados, turmas numerosas e heterogêneas, falta de reconhecimento profissional e ainda questões sociais e emocionais dos alunos, que diariamente chegam até a escola, até a sala de aula.

Desafios de todas as profissões, porém precisamos lembrar que os profissionais da educação, atendem uma demanda grande de crianças e adolescentes todos os dias, sendo que, cada criança e adolescente tem suas particularidades e singularidades que precisam ser respeitadas e desenvolvidas.

Esses fatores diários, geram uma gama de estresse, ansiedade, síndrome de burnout e adoecimento emocional, elevando os índices de professores afastados por essas doenças.

Mas como prevenir e cuidar? São desafios que precisam ser pensados e refletidos pela sociedade, pois cuidar dos profissionais da educação é também cuidar da qualidade do ensino e da formação das futuras gerações.  Setembro Amarelo nos lembra que a vida deve ser prioridade, e isso inclui garantir que aqueles que ensinam também sejam cuidados, reconhecidos e apoiados em sua jornada.

 

Fonte: Silvana Dal Pizzol da Costa

Professora de Educação Infantil do Município de Palmitos

Professora do curso de Pedagogia- Faculdade FAOSC

Formadora LEEI- Leitura e escrita na Educação Infantil 2024/2025

Especialista em Educação Infantil e anos Iniciais

Especialista em Gestão escolar

Especialista em Supervisão escolar

Especialista em Psicopedagogia

Mestre em Educação

deixe seu comentário