Seminário Regional de Relações de Gênero discute a dignidade na convivência entre mulheres e homens
Última atualização 29 de outubro de 2015 - 10:08:18
O 8º semestre do curso de Pedagogia da FAI Faculdades em conjunto com o curso de Direito e o Núcleo das Mulheres Empresárias de Itapiranga promoveu na sexta-feira, 23 de outubro, o3º Seminário Regional de Relações de Gênero,com a temática dignidade na convivência entre mulheres e homens. Conforme a professora Fátima Slevinski, o objetivo do evento foi problematizar as relações de gênero, compreendendo que a família, a escola, a sociedade e o poder público têm um papel fundamental na luta contra os preconceitos e as discriminações de toda ordem e pela garantia de políticas para as mulheres.
O evento teve início com apresentações culturais do Grupo de Danças Santa Orlan e Escola Bela Vista do professor Eliezer, e a dupla Mateus e Gabriela interpretando duas canções. A Diretora de Ensino, professora Lenir Luft Schmitz, participou da abertura do evento destacando o trabalho das acadêmicas do 8º semestre na organizaçÃo do Seminário junto com a coordenaçÃo do curso de Pedagogia.
O palestrante, promotor de justiça da comarca de Abelardo Luz, Vinicius Secco Zoponi, abordou com muita propriedade o tema: combate à violência contra as mulheres à luz dos direito humanos e da Lei Maria da Penha. Já a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Abelardo Luz, Maria Irena Carolo, falou dos direitos, participaçÃo e poder para as mulheres. Ainda participaram da mesa de debate a professora e coordenadora do curso de Direito, Cláudia Siqueira Cagliari, a empresária Carlise Welter Werlang do Núcleo das Mulheres Empresárias de Itapiranga e a acadêmica do 8º semestre de Pedagogia, Adriani Nascimento, além da coordenadora do evento, professora Fátima Marlete Slevinski.
Para a professora Fátima, o evento a cada ano envolve um público maior de pessoas interessadas em promover os Direitos Humanos no Brasil, atendendo e ao mesmo tempo projetando expectativas. O curso de Pedagogia da FAI, juntamente com os outros Cursos de graduaçÃo, abrem-se para o mundo do conhecimento e de relações mais humanizadas, ao pensar de modo muito comprometido uma temática que envolve milhões de pessoas, com destaque para os jovens que realizaram o ENEM/2015.
O tema da redaçÃo deste ano “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, sem dúvida, possibilitou que 7.746.261 mil jovens – dos quais 4.458.265 (57,5%) sÃo do sexo feminino – refletissem sobre esta epidemia da violência contra a mulher, reflexo de uma sociedade patriarcal e machista. Itapiranga, Santa Catarina e o Brasil pensando as relações de gênero, particularmente a violência contra as mulheres.
deixe seu comentário