Home “Sei que tenho capacidade para fazer ainda mais por Guaraciaba”

“Sei que tenho capacidade para fazer ainda mais por Guaraciaba”

Última atualização 13 de setembro de 2012 - 14:16:18

GUARACIABA

Atual prefeito de Guaraciaba, Ademir Zimmermann é o candidato à reeleição pelo (PT). Casado e pai de dois filhos, Zimmermann, 44 anos, é graduado em Administração de Empresas, possui mestrado em Gestão de Políticas Públicas e é professor na Faculdade da Fronteira (FAF). Na vida política, elegeu-se vereador por duas vezes e foi secretário de Administração, Saúde e Indústria e Comércio. Em entrevista ao Gazeta Catarinense, o candidato disse que o município tem caminhado no rumo certo e afirma ter capacidade para seguir administrando.

Gazeta Catarinense – Primeiramente, por que o senhor acredita que merece ser reeleito prefeito de Guaraciaba?

Ademir Zimmermann – Porque conheço a realidade deste município. Enfrentei muitos desafios e sei que tenho capacidade para fazer ainda mais por Guaraciaba. Sou uma pessoa presente na comunidade, com uma história de envolvimento, de liderança e isso me dá a condição de ser representante dela. Tenho experiência na área da administração pública e respaldo por aquilo que sempre demonstrei na minha caminhada como pessoa e administrador. O nosso município hoje é referência em diversas áreas, graças à forma eficaz e eficiente de administrar.

Gazeta Catarinense – O que deu para sentir da campanha eleitoral até aqui? Acredita que vencerá a eleição?

Ademir Zimmermann – Temos pautado nossa campanha em visitas às famílias e reuniões nas comunidades para apresentar nossas propostas e também ouvir sugestões. Temos tido uma receptividade que nos dá confiança e a certeza de que fizemos o melhor por este município. A cada dia são novas pessoas aderindo nossa campanha e manifestando apoio, independente de partido político, pois são pessoas que conhecem nossa forma de administrar e confiam no nosso trabalho, que é realista e não de promessas ilusórias.

Gazeta Catarinense – Qual é sua principal bandeira de campanha?

Ademir Zimmermann – Transparência, honestidade, planejamento, participação popular e seriedade com a coisa pública tem sido a marca do nosso governo e assim continuará sendo.

Gazeta Catarinense – A Saúde Pública é um setor que sempre está aquém do ideal, indiferente do município em análise. Aqui em Guaraciaba, qual o diagnóstico que o senhor faz do setor e o que precisa ser melhorado?

Ademir Zimmermann – Avançamos muito na área da saúde e ainda temos muito a fazer na integração do SUS como política dos entes federados e assim melhorar ainda mais os atendimentos. Trabalhamos focados na saúde preventiva e temos proporcionado diversos programas, como o combate ao tabagismo, exame preventivo do cãncer de próstata, cãncer de mama, cãncer do colo uterino, bem como exames básicos gratuitos. As quatro equipes dos ESFs também trabalham com campanhas e palestras orientativas com material informativo e atendimento em grupos específicos, como diabéticos e hipertensos. Sempre estamos buscando melhorar o atendimento com investimento em recursos humanos, equipamentos, materiais, veículos e na infraestrutura física. Nos últimos quatro anos adquirimos sete veículos. Construímos uma unidade de saúde no Bairro Santa Teresinha, aumentamos a quantidade e variedade de medicamentos na Farmácia Básica e mantivemos uma importante parceria com o Hospital São Lucas. Importante destacar a prática do agendamento de consultas como forma de planejamento e organização do trabalho.

Gazeta Catarinense – A exemplo dos demais municípios da região, Guaraciaba tem sua economia voltada para o setor agrícola. Quais são suas proposta para este segmento?

Ademir Zimmermann – O setor agropecuário representa cerca de 70% do movimento econÔmico do nosso município. Temos importantes programas para este setor e queremos melhorar ainda mais. Podemos citar o programa de inseminação artificial para o gado leiteiro, o subsídio no valor da hora/máquina em produção de silagem e outros. Queremos continuar com a parceria com a Associação de Microbacias, com a Casa Familiar Rural e com a Epagri. Temos vários projetos voltados ao meio ambiente, como proteção de fontes, produção de mudas e construção de cisternas.

Gazeta Catarinense – Na sua visão, qual é hoje o setor com mais problemas na cidade e que necessita de uma ação rápida na próxima administração?

Ademir Zimmermann – Nosso grande desafio é o saneamento básico. Já estamos trabalhando na elaboração do plano e buscando recursos para sua implementação. É um projeto que vai custar muitos milhões, mas vai trabalhar o problema do esgoto, do lixo e também da água. Já conseguimos aprovação de um recurso de cerca de R$ 2 milhões junto ao governo federal para investir no setor. Outros problemas são loteamentos irregulares, acessibilidade nos espaços públicos, legalização de área para cemitério e casa mortuária e ampliação contínua nos serviços na saúde e educação.

Gazeta Catarinense – Faltando quatro meses para encerrar este seu primeiro mandato à frente da administração de Guaraciaba, qual o principal ponto positivo e qual o ponto negativo nestes quase quatro anos?

Ademir Zimmermann – Positivo foi a superação das famílias e a reabilitação do nosso município após o tornado de 7 de setembro de 2009. Negativo, as intempéries que enfrentamos neste mandato, com duas estiagens. Isso fez com que muitas ações planejadas tivessem que ser adiadas.

Gazeta Catarinense – Na questão de infraestrutura, quais suas propostas para buscar a reeleição?

Ademir Zimmermann – Nós temos um parque de máquinas que nos dá a condição de melhorar ainda mais as estradas gerais e os acessos às propriedades. Queremos colocar base asfáltica em outros trechos de estradas para aumentar o tempo de duração da via e dar condições ainda melhores de trafegabilidade. Já temos projetos aprovados para construção de calçamento em trechos de 10 ruas e asfalto em trechos de sete ruas, recursos para aquisição de um trator de esteiras e equipamentos agrícolas. Temos a proposta de investir em novas áreas industriais e melhorar e infraestrutura das existentes e buscar novos projetos para a habitação.

Gazeta Catarinense – No Oeste, assim como em outras regiões, vem ocorrendo um fenÔmeno onde os municípios menores estão perdendo seus habitantes para cidades maiores, consideradas cidades pólos. Quais suas políticas para combater esse problema e fazer com que os habitantes de Guaraciaba permaneçam e invistam por aqui?

Ademir Zimmermann – Já temos várias ações voltadas a essa questão. Temos a Casa Familiar Rural que busca qualificar o jovem e mantê-lo no campo. Auxiliamos estudantes de colégios agrícolas, dispomos de infraestrutura para realização de cursos técnicos e de graduação no nosso município e ajudamos os estudantes de cursos técnicos e de graduação com repasse de recurso à associação para ajudar no custeio do transporte. Temos também as incubadoras industriais, onde os empreendedores têm a oportunidade de instalar seu negócio e permanecer por alguns anos sem pagar aluguel. Além disso, temos investido em áreas industriais e incentivamos a ampliação e instalação de novas empresas. Queremos criar novos cursos de qualificação da mão de obra, enfim, diversas outras políticas públicas que visam gerar mais emprego e garantir melhor qualidade de vida aos munícipes.

Gazeta Catarinense- O senhor é o atual prefeito. Iisso ajuda ou atrapalha na corrida eleitoral?

Ademir Zimmermann – Não procuro observar o pleito dessa forma. Apenas acredito que a minha conduta enquanto homem público, a minha experiência administrativa e o trabalho sério que desenvolvi neste mandato me credencia a concorrer novamente. Estou fazendo uma campanha baseada em propostas e com o compromisso de continuar fazendo ainda melhor.

FRASES

“Sou uma pessoa presente na comunidade, com uma história de envolvimento, de liderança e isso me dá a condição de ser representante dela”.

“A cada dia são novas pessoas aderindo nossa campanha e manifestando apoio, independente de partido político, pois são pessoas que conhecem nossa prática de administrar e confiam no nosso trabalho, que é realista e não de promessas ilusórias”.

deixe seu comentário