Foto Anderson Endler: Secretário reforça a importância da conscientização e dos cuidados para prevenção da Dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde de Caibi, divulgou esclarecimentos e números sobre casos de dengue no município, pontuando as ações de combate que têm sido empregadas e solicitando à população que mantenha a contribuição na luta contra o mosquito transmissor.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Sidnei Bellé, já são 6 casos autóctones confirmados e outros 4 pacientes com suspeita, que aguardam os resultados de exames. Ele destacou a importância da conscientização e dos cuidados. “Com o início dos registros de casos contraídos dentro do município, a colaboração da população é fundamental para vencer a guerra contra o mosquito”, afirmou ele.
Bellé também enfatizou que apesar de os esforços estarem concentrados no bloqueio da cadeia de transmissão do novo coronavírus (Covid-19), as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, não podem parar. “Orientamos a população para a manutenção dos cuidados nos imóveis sob sua responsabilidade, onde claramente podem conter objetos que sirvam para acúmulo de água e podem vir a se tornar criadouros do Aedes aegypti. Além dos cuidados com lixo, entulhos, terrenos baldios e outros locais nas próprias residências”, destaca o secretário.
ORIENTAÇÕES
A Secretaria de Saúde apresenta uma série de recomendações para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença:
– Evite usar pratos nos vasos de plantas, e se, usá-los, coloque areia até a borda;
– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
– Mantenha lixeiras tampadas;
– Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
– Mantenha ralos fechados e desentupidos;
– Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
– Retire a água acumulada em lajes;
– Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde, caso apresente sintomas, procure uma unidade de saúde para o atendimento.
deixe seu comentário