Secretaria de Saúde de Mondaí realiza dia de combate a AIDS
Última atualização 2 de dezembro de 2015 - 10:10:15
Com o slogan “AIDS: nÃo tem cara, nÃo tem cor, nÃo tem sexo, nÃo tem idade”, a Secretaria de Saúde de Mondaí está realizando nesta terça-feira, dia primeiro de dezembro, um mutirÃo de combate a AIDS, marcando o “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS”, lembrado hoje.
A açÃo acontece na Praça Faulhaber, ruas e em estabelecimentos comerciais da cidade.
O foco principal do trabalho é a divulgaçÃo dos sintomas, formas de prevenir e de que maneira contrai o vírus HIV. Está sendo feita a distribuiçÃo de panfletos informativos e preservativos.
Conforme a enfermeira da unidade de saúde de Mondaí, Neiva Debastiani, durante entrevista para a Rádio Porto Feliz, a relaçÃo sexual é a principal forma de contaminaçÃo com o vírus. Mas existem outras várias formas, como uso de seringas por mais de uma pessoa, mÃe infectada que passa para o filho durante gravidez ou parto, leite materno, instrumentos nÃo esterelizados e receber sangue contaminado.
Uma equipe de aproximadamente 40 pessoas, entre enfermeiros, agentes de saúde e outros profissionais da área estÃo envolvidos no mutirÃo. O trabalho teve início as 09h00, se estendendo até as 11h00, e a tarde também acontecerá entre as 15h00 e 17h00.
Ainda conforme Neiva, os casos de HIV nÃo sÃo encontrados apenas em grandes centros, pois no município de Mondaí também há vários casos da doença. O uso de preservativo em todas as relações sexuais é a principal forma de prevençÃo, sendo que os preservativos sÃo distribuídos gratuitamente no Posto de Saúde.
O teste rápido para saber se tem o vírus também é realizado no Posto de Saúde, e o resultado do exame é sigiloso, e apenas a pessoa fica sabendo do mesmo. Para realizar o teste é preciso ir ao Posto de Saúde levando documento de identificaçÃo com foto.
O principal sintoma da doença é a deficiência no sistema imunológico, pois geralmente as pessoas com a doença apresentam mais tipos de infecções que demoram para serem curadas.
Lembrando que a doença pode permanecer muitos anos no organismo sem apresentar sintomas.
deixe seu comentário