Home Secretária de Educação de Palmitos fala sobre o início do ano letivo e desafios da gestão

Secretária de Educação de Palmitos fala sobre o início do ano letivo e desafios da gestão

Última atualização 20 de fevereiro de 2025 - 16:02:10

Na tarde desta terça-feira, 19 de fevereiro, a secretária de Educação de Palmitos, Simone Miotto, concedeu uma entrevista ao vivo para a TV Expresso, onde abordou os principais temas relacionados ao início do ano letivo de 2025. Acompanhada de uma equipe composta por cerca de 200 profissionais, a Secretaria da Educação iniciou o ano no dia 10 de fevereiro, com o desafio de atender aproximadamente 1.500 alunos, abrangendo desde a educação infantil até o nono ano.

De acordo com a secretária, Miotto falou sobre a distribuição das unidades escolares: “Nós contamos com três creches e seis escolas. Temos escolas no campo e na área urbana, atendendo a uma variedade de necessidades da nossa comunidade escolar”. Entre elas, estão as escolas rurais, como a Diamantina e a Linha Passarinhos, além das escolas urbanas como a N.E.M Ida Hilda Casella Vidori, N.E.M Professora Flávis Vitória Bondan Lazzari, Núcleo Educacional Rudolfo Schneider e N.E.M Leonilda Spessatto.

Sobre os métodos de ensino adotados no município, Simone destacou que a gestão ainda está avaliando as melhores práticas a serem implementadas, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino nas escolas municipais. Ela também informou que o município oferece ensino integral em Santa Lúcia, e está em processo de implementação de novos métodos de ensino, com o apoio de assessoria especializada.

A secretária também abordou os desafios enfrentados pela administração, com foco na aprendizagem e no fortalecimento da comunidade escolar. Simone explicou que um dos maiores obstáculos tem sido a falta de engajamento das famílias no processo educacional, o que, segundo ela, prejudica tanto o desenvolvimento afetivo das crianças quanto o desempenho acadêmico. “A grande dificuldade que estamos enfrentando é justamente essa falta de conexão entre a escola e a família. Muitas vezes, as crianças precisam de um suporte mais afetivo, e isso precisa ser reforçado dentro da comunidade escolar”, comentou.

Para tentar resolver esse distanciamento, a Secretaria da Educação planeja realizar assembleias a partir de março, visando estreitar a relação entre escola e família. Simone ressaltou que um dos focos da gestão é proporcionar um ambiente mais acolhedor, o que inclui o suporte emocional necessário para os alunos.

Outro ponto levantado na entrevista foi a falta de professores em algumas unidades escolares. A secretária informou que o município enfrenta dificuldades para realizar os exames admissionais de alguns profissionais, o que tem atrasado o preenchimento das vagas. No entanto, ela destacou que a situação está sendo resolvida e que até o final da semana as equipes estarão completas.

Por fim, Simone aproveitou para pedir à sociedade mais atenção à educação. Ela frisou que o futuro dos alunos tem um impacto direto na qualidade de vida da comunidade e que, ao investir na formação adequada das crianças, o município estará contribuindo para uma sociedade mais atuante e resolutiva.

Em relação às matrículas, a secretária explicou que o processo é flexível, atendendo a demanda contínua de alunos. Ela também informou que existe uma pequena fila de espera nas creches, mas que a Secretaria está avaliando formas de ampliar a oferta de vagas, levando em consideração tanto as necessidades pedagógicas quanto as questões estruturais das instituições.

Assista a live: Clique aqui 

Fonte / Foto: TV Expresso

Secretária de Educação de Palmitos fala sobre desafios do início do ano letivo, estratégias para melhorar a qualidade do ensino e estreitar o vínculo entre escola e família

deixe seu comentário