O município de São Miguel do Oeste é sede, nesta quarta-feira, 14, do 1º Seminário Regional: Defesa Civil e a Gestão de Risco e Desastre e preparando-se para o Futuro. O encontro reúne cerca de 150 pessoas abrangendo as Secretarias de Desenvolvimento Regional de Maravilha, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga e Palmitos e é realizado no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus de São Miguel do Oeste.
O objetivo do seminário é sensibilizar os gestores públicos municipais e os profissionais da área de Defesa Civil, Assistência Social, Saúde, Educação, Psicologia, Direito e áreas afins sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a recuperação local e minimizar os efeitos adversos.
O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam), através da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). Serão 12 edições que fazem parte do Pacto da Prevenção do Governo e vão abranger todos os municípios do Estado através das associações de municípios de Santa Catarina.
Entrega de equipamentos
Na abertura, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus falou aos gestores sobre o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil. “O Estado está preparando os municípios para saberem como agir quando ocorrer um desastre, mas principalmente, para saberem como prevenir fatalidades em maiores proporções, protegendo a população”, afirmou Hobus.
O secretário também entregou o certificado de retirada de equipamentos ao prefeito de São Miguel do Oeste, João Carlos Valar, representando todos os prefeitos presentes no seminário. “A Defesa Civil de cada município receberá um kit contendomicrocomputador, impressora, televisor e Sistema Global de Posicionamento (GPS), itens que vão interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado. Também serão entregues uma cãmera fotográfica, trenas, capas de chuva e pranchetas para auxiliar nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres”, garante o Hobus.
O secretário da Defesa Civil, também lembrou a agilidade do Estado no atendimento aos municípios. “Estamos cada vez mais preparados para darmos respostas rápidas nos casos de desastres, pensando sempre no atendimento a população”, complementa. No mesmo sentido, o secretário Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, falou dos recursos do Estado repassados durante a estiagem de 2011 e 2012. “Os municípios foram prontamente auxiliados pelo Governo do Estado, o que demonstra o interesse do governador Raimundo Colombo em tornar a Defesa Civil atuante de forma efetiva e eficaz”, exemplifica.
Trabalhos
Após a abertura, foram abordados os procedimentos administrativos e jurídicos com a coordenação da diretora Administrativa e Financeira, Cristina Schwinden e a gerente do setor, Adriana Dorfey Vieira. A Gestão de Risco e Desastre foi apresentada e discutida sob a responsabilidade do diretor de Prevenção e Preparação, capitão Fabiano de Souza e sua equipe composta pela gerente de Prevenção, Caroline Margarida; gerente de Capacitação e Pesquisa, Regina Panceri e pelo gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico de Moraes Rudorff.
Mas se o desastre não puder ser evitado em sua totalidade, os participantes puderam conhecer melhor o que um gestor de Defesa Civil precisa para que uma cidade se reabilite no menor tempo possível após um desastre. A apresentação ficou a cargo da Diretoria de Gestão de Desastres sob a responsabilidade do major Aldo Baptista Neto e sua equipe, composta pela gerente de Reestabelecimento e Reabilitação, Joana Lentz Marques; o gerente de Operações e Assistência, sargento Alexandre Sampaio e o gerente de Logística e Mobilização, sargento Vladimir Lopes.
deixe seu comentário