Os 174 professores efetivos que atuam no ensino médio das escolas estaduais da região da Secretaria Regional de São Miguel do Oeste receberam os tablets de sete polegadas, disponibilizados por meio do Pacto pela Educação. O roteiro foi iniciado no início do mês de abril e encerrou nesta quinta-feira, 18, com a entrega na Escola de Educação Básica (EEB) São Miguel de São Miguel do Oeste e na EEB Adolfo Silveira de Paraíso.
O secretário regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, acompanhou todas as visitas às escolas, aproveitando para conversar e conhecer a realidade de cada unidade escolar e frisar as ações do Governo do Estado. “O Estado também entregará 2.080 lousas digitais acompanhadas de tablets de 10 polegadas para todas as escolas estaduais de Santa Catarina”, lembrou.
O gerente Regional de Educação, Moacir Martello, afirma que os equipamentos vêm para contribuir com o ensino em sala de aula. “As tecnologias estão presentes hoje em todo lugar, e é preciso que o professor esteja preparado para elas, orientando os alunos para uso das mesmas”. O cadastro, desbloqueio e orientação aos professores foram realizados pela equipe da Gerência de Educação, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).
A meta da Secretaria de Estado da Educação é instrumentalizar e formar os professores e gestores das escolas para o uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação. Os conteúdos disponíveis no equipamento abrangem Física, Química, Matemática e Biologia, além de publicações especializadas, objetos de aprendizagem educacionais, aplicativos de comunicação e interação, ferramentas de edição de imagens e vídeos, biblioteca do professor, portais educacionais do Ministério da Educação e Educopédia.
Os tablets possuem tela multitoque e colorida; cãmera e microfone para trabalhos multimídias; porta USB para troca de arquivos e teclado; saída de vídeo para uso em apresentação; conteúdos pré-instalados; corpo resistente a choques e líquidos; personalizável e colorido; peso menor que 700 gramas e bateria de duração de 6h.
As unidades de ensino e professores que receberam os tablets são: de São Miguel do Oeste: a EEB São Miguel (21), a EEB Guilherme José Missen (11), a EEB Alberico Azevedo (8), a EEB Jaldyr Bhering da Silva (11), a EEB Santa Rita (7), o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) (7), a EEB São João Batista (7), e o Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas (7); de Paraíso: a EEB Adolfo Silveira (16); de Bandeirante: a EEB Hélio Wasum (7); de Barra Bonita: a EEB Professora Cecília Lotin (8); de Guaraciaba: a EEB Sara Castelhano Kleinkauf (22); de Descanso: a EEB Everardo Backheuser (20) e a EEB Itajubá (12) e de Belmonte: a EEB Francisco Brasinha Dias (9).
ACTs com tablets
A próxima etapa, conforme a integradora de tecnologia da Gerência Regional de Educação (Gered), Célia Bianchi, será a entrega dos tablets para os professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs). “Devemos receber os equipamentos nos próximos dias”, declara, lembrando que na Regional de São Miguel do Oeste, deverão ser recebidos cerca de 40 tablets.
deixe seu comentário