Home Scalco assume e vê grande potencial do esporte cedrense

Scalco assume e vê grande potencial do esporte cedrense

Última atualização 9 de janeiro de 2013 - 17:42:03

SÃO JOSÉ DO CEDRO

Clóvis Scalco é o novo secretário de Esportes de São José do Cedro. Em entrevista ao Gazeta Catarinense, ele falou da expectativa em assumir pela primeira vez a pasta e dos projetos que pretende por em prática, com foco na base e melhoras na estrutura.

Gazeta Catarinense- Primeiramente, fale um pouco de você, quem é Clóvis Scalco?

Clóvis Scalco– Sou natural de Guaporé, de uma família de 19 irmãos. Em 1994 fui chamado para a vida pública, exercendo a função de secretário de Agricultura. Fui eleito vereador mais votado, e mesmo assim voltei para a secretaria da agricultura. Também fui secretário de Obras e da Fazenda. Nos últimos quatro anos exerci cargo de vereador.

Gazeta Catarinense- O que o levou a aceitar chefiar a pasta de Esportes no município?

Clóvis Scalco– Sempre fui participante assíduo do esporte, onde joguei por oito anos no Esporte Clube Santo Isidoro, no qual fui várias vezes campeão. Isso me motivou muito como atleta. Acho que isso fez com que o prefeito analisasse e escolhesse alguém que alguma coisa entenda e participe do esporte. Acredito que não basta conhecer, mas é preciso também gostar das atividades esportivas. Sempre gostei de todas as modalidades. São José do Cedro é um município onde todas as modalidades esportivas participam de campeonatos, desde idosos, com a bocha masculina e feminina, o futsal, handebol, voleibol e o futebol com o estadual, municipal nas categorias veterano, aspirante e principal. Acho que tudo isso fez com que eu me sinta feliz em aceitar este desafio.

Gazeta Catarinense- Qual é o planejamento para a pasta neste primeiro momento?

Clóvis Scalco– A princípio queremos organizar o Campeonato Municipal e a participação no Estadual. Hoje (segunda-feira) teremos uma reunião com os clubes e a direção do Ypiranga, onde será definida essa situação. Caso tenha partidas do municipal que coincidam com as do Ypiranga, poderemos antecipar e fazer no sábado, pois o Ypiranga sabemos que será no domingo. A princípio é organizar o campeonato municipal. Nas escolinhas que iniciam no mês que vem, precisamos definir horários e reformar algumas coisas aqui no ginásio municipal, porque tem muita coisa não funcionando, como parte elétrica à mostra, o que gerando perigo aos alunos. A iluminação também está precária. São essas coisas que são prioridade agora.

Gazeta Catarinense- E o planejamento futuro para a pasta?

Clóvis Scalco– Seria um sonho meu ter um novo ginásio aqui na cidade. Temos muitos ginásios no interior, mas aqui na cidade, que abriga 60% da população, temos apenas um. Acredito seria um sonho da comunidade de São José do Cedro também. Claro que isso depende de uma discussão e um projeto muito bem feito via Ministério dos Esportes. Acredito que existem meios de buscar verbas e a administração tem esse pessoal para trabalhar em busca desse recurso. Hoje também temos a academia ao ar livre, que pode continuar assim, mas com um coberto. Fazer um ginásio com quadras de handebol, futsal e voleibol separadas. Esse seria um sonho meu, um projeto futuro. Outro seria a contratação de um profissional para escolinha de futebol, para termos futuramente time de base e não precisarmos pegar atletas de fora. Para isso precisaremos de uma base interna aqui no nosso município.

Gazeta Catarinense- Justamente na base, quais as ideias a serem implantadas?

Clóvis Scalco– Já para o início do Municipal, temos no regulamento que toda equipe terá de inscrever quatro atletas de 14 a 16 anos, com a obrigatoriedade de dois jogarem a cada partida, para eles não se inscreverem e ficarem no banco. É dessa forma que queremos fazer um time de base aqui. Incentivar toda essa garotada que estão deixando as escolinhas e também criar novas escolinhas. Temos outro objetivo que é reformar o campo do módulo esportivo, que é muito bonito, mas precisamos reformá-lo totalmente. Acho que isso já completaria muito o anseio do povo de São José do Cedro pelo esporte.

Gazeta Catarinense- Quanto à forma como vinha sendo conduzido o esporte em São José do Cedro. Na sua visão, há muito a ser mudado?

Clóvis Scalco– Posso dizer que o esporte de São José do Cedro sempre esteve em alta. Um administra de um jeito e outro de forma diferente. Não estou aqui apenas fazendo críticas, mas posso lhes garantir que será mudado para melhor, e muito. Queremos dar oportunidade e ouvir a todos os clubes do interior e dar condições, inclusive financeira, desde que nosso orçamento permita. Digo que o incentivo ao esporte é um incentivo à educação e as duas coisas precisam caminhar juntas. Espero que tudo caminhe dessa forma para que cada administração consiga fazer sempre melhor do que as anteriores. Cada um tem sua forma de trabalhar, mas acredito que dá para melhorar, e muito, da forma como estava.

Gazeta Catarinense- Qual o papel da Secretaria de Esportes na parceria com o Ypiranga?

Clóvis Scalco– O Ypiranga já nos procurou no ano anterior, quando era presidente da Cãmara de Vereadores. Lá passou uma verba, pois a prefeitura nunca se negou a ajudar o Ypiranga. O que acontece é que aprovamos, mas por ser um ano eleitoral, precisou-se devolvê-la e o Ypiranga se virar com seus próprios recursos. Queremos conversar com o prefeito e quem sabe criar um convênio, uma forma de ajudar o Ypiranga durante todo ano, não apenas no período do Estadual. Acredito que precisamos ajudar sim o Ypiranga e dentro das nossas possibilidades, faremos de tudo para ajudar.

deixe seu comentário