Home SC terá apoio internacional para implantar Instituto Senai de Alimentos

SC terá apoio internacional para implantar Instituto Senai de Alimentos

Última atualização 26 de março de 2013 - 12:29:10

Florianópolis

O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos, que será instalado em Chapecó (SC) até 2014, contará com o apoio de uma rede internacional de pesquisadores. Um acordo firmado entre o Sistema Indústria e o Instituto Tecnológico de Alimentos (IFT, na sigla em inglês) vai promover o intercãmbio de conhecimento e aprimorar a capacitação dos especialistas envolvidos no projeto brasileiro. O memorando de entendimentos foi firmado em Florianópolis nesta segunda (26), com a assinatura de representantes do IFT, do presidente do Sistema FIESC, Glauco José CÔrte, e do diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda. O acordo é o primeiro realizado pelo Instituto Tecnológico de Alimentos na América do Sul.

O acordo prevê ainda a promoção do intercãmbio de know-how, tecnologia e inovação; a capacitação técnico-institucional, da educação e pesquisa e do desenvolvimento técnico e tecnológico do SESI, SENAI e IEL; o intercãmbio de pesquisadores, gestores e estudantes, e realização de eventos conjuntos.

“O setor de alimentos é um dos que mais contribui para o crescimento do Estado de Santa Catarina. O convênio é importante para qualificar os produtos de nossas empresas e para atender melhor, tanto o mercado interno quanto externo, com a evolução tecnológica do setor”, avaliou Glauco CÔrte.

O IFT é uma organização não-governamental internacional, integrante da Organização Mundial de Saúde (OMS), que serve como catalisador para o progresso científico e a inovação no sistema alimentar global . Com mais de 18 mil membros em cem países, o instituto tem apoiado os profissionais da ciência alimentar através da criação de um fórum. A entidade tem sede nos Estados Unidos, que é um dos principais destinos dos produtos gerados pela agroindústria brasileira. .

Já o instituto de tecnologia em alimentos, que o SENAI de Santa Catarina atualmente estrutura em Chapecó (oeste do Estado), vai funcionar como centro de excelência na área, com a utilização de equipamentos de ponta além de profissionais especializados para oferecer serviços laboratoriais, de consultoria e inovação para empresas instaladas em Santa Catarina. Os serviços serão focados nas áreas de processamento de alimentos, produtos nutritivos e saudáveis e segurança de alimentos.

Nesta semana, os representantes do IFT – Barbara Byrd Keenan, vice- presidente executiva e William Fisher, vice-presidente de ciência e iniciativas políticas – também terão agenda pelo Estado, que inclui visitas às empresas Brasil Foods, às instalações do SENAI em Chapecó e palestra para estudantes com o tema “Para onde as tecnologias em alimentos estão se encaminhando”.

Sobre o SENAI Santa Catarina

Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distãncia. Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de assessorias técnicas e tecnológicas, serviços laboratoriais (de inspeção, operacionais e de ensaios metrológicos) e de apoio à inovação. Mais informações sobre o SENAI no sitewww.sc.senai.bre pelo fone 0800 48 1212

deixe seu comentário